Mobilidade Urbana /

15 de Dezembro de 2010 14h35

Semáforos de Cuiabá terão módulos com tecnologia LED

15/12/2010

Cléverson Brandão-Assessoria-SMTU

 Os semáforos instalados na capital ficarão livres do desgaste rápido por conta do excesso de exposição ao sol. A declaração é do secretário municipal de Trânsito e Trasporte Urbano, Edivá Alves, ao anunciar uma parceria com a Rede Cemat, com o objetivo de implantar nesta Capital um projeto de revitalização dos conjuntos semafóricos. O projeto consiste em substituir as lâmpadas incandescentes dos repetidores luminosos dos semáforos por módulos LED´s, proporcionando mais segurança, economia de energia e menos lâmpadas queimadas ao complexo de sinalização.

A parceria com a Cemat permitirá à SMTU substituir as lâmpadas incandescentes atuais por LED’s em todos os semáforos da capital. O custo dos equipamentos e da implantação será subsidiado pela Rede Cemat, através do seu Programa de Eficiência Energética. Cuiabá se tornará uma das primeiras capitais do país a contar com 100% dos semáforos com essa tecnologia. A substituição das lâmpadas incandescentes representará uma redução de mais de 80% no consumo atual de energia, além de propiciar a redução dos custos de manutenção com a troca de lâmpadas queimadas.

Os 110 semáforos instalados nos cruzamentos de Cuiabá estarão, a partir de agora, livres de  problemas de visibilidade (“efeito fantasma”), que é provocado pela incidência direta da luz solar, nem tampouco os focos serão apagados devido à lâmpadas queimadas, o que proporciona mais segurança para motoristas e pedestres. Em torno de 1.600 focos luminosos serão substituídos por módulos LED’s.

Nesta sexta-feira, dia (17-12) às 09h, em frente ao centro de Convivência de Idosos Padre Firmo, no bairro Porto, na av. Beira Rio, será realizado o lançamento do projeto de revitalização semafórica do programa de eficiência energética Rede Cemat em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.

Estarão presentes Diretores da Rede Cemat, engenheiros responsáveis pelo Projeto, o Secretário de Trânsito e Transportes Urbanos,Edivá Alves e o Prefeito Chico Galindo.

 

 

Mais informações:
3315 4229 ou 42018448 8531