Mobilidade Urbana / FERNANDO CORRÊA DA COSTA

10 de Dezembro de 2020 18h08

Prefeitura atende ‘Programa Vida no Trânsito’ e instala lombada eletrônica em trecho de avenida com alto índice de acidentes

10/12/2020

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), informa que dará início às 20h de hoje (10), a instalação de equipamento de fiscalização eletrônica em trecho da Avenida Fernando Côrrea da Costa.

A ação atende solicitação feita pelo Programa Vida no Trânsito por conta do número elevado de vítimas fatais em decorrência de acidentes ocorridos no trecho.  O programa Vida no Trânsito é executado pela Semob em conjunto a Secretaria de Saúde, Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito de Cuiabá (Delatran), e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). 

A equipe irá iniciar o procedimento de instalação na pista sentido bairro ao centro da cidade, nas imediações de um centro de comercialização de roupas (Feira de Goiânia). Somente nesse trecho da via, foram registradas oito ocorrências em 2020, sendo que duas com vítimas fatais.

A avenida, no período de 01/01/2020 a 31/08/2020, conforme levantamento apresentado pela Deletran, foi a com maior concentração de acidentes de trânsito com vítimas, somando 152 ocorrências.

Modernização 

Ainda em cumprimento a nova Resolução nº 798/20 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê mudanças nos critérios para a fiscalização de velocidade, a Semob informa que será feita a troca dos equipamentos, com a substituição das câmeras para monitoramento ao longo da Avenida Fernando Corrêa. A Semob esclarece que somente serão trocados os equipamentos em locais que já contam com a fiscalização eletrônica. 

“Todos esses investimentos, que terão como principais resultado um trânsito mais seguro e tranquilo, fazem parte do pacote de ações no intuito de salvaguardar vidas e transformar Cuiabá como uma cidade boa para se viver”, disse o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo. 

Ele pontua que após a instalação desses equipamentos em outros pontos da cidade, houve a redução de mais de 40% de acidentes de trânsito, conforme dados do Centro de Monitoramento da Semob.