Mobilidade Urbana / RESPEITO

11 de Maio de 2020 14h18

População avalia positivamente estrutura montada em frente às agências da Caixa

11/05/2020

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

Arquivo

“Pra mim essa estrutura que foi montada está perfeita. Apesar de ter que aguardar um certo tempo para ser atendido, esperar sentado, bem acomodado e protegido do sol é bem melhor”. Essa definição dona Alzira Tavares, 57 anos, que foi logo cedo à unidade da Caixa Econômica Federal da Barão de Melgaço para sacar o auxílio de R$600. Ela conta que quando soube que a Prefeitura de Cuiabá determnou a instalação de tendas e cadeiras em frente às agências se animou pra enfrentar à espera para obter o beneficio do Governo Federal. 

Quem também levantou cedo e foi logo garantir sua senha para atendimento e sacar o benefício foi o senhor Raimundo Silva do Nascimento, 61 anos. “Eu que já sou da melhor idade, esperar no sol quente, no tumulto, não dá. Agora com essa estrutura bem montada, com cadeira, está sendo possível manter o distanciamento para evitar o contato entre as pessoas e se proteger do Coronavírus”, pontuou Raimundo.

Essas estruturas completas compostas por tendas e cadeiras fazem parte de mais um plano de ação de enfrentamento ao novo Coronavírus em Cuiabá.  A Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Mobilidade Urbana e Ordem Pública já realizou a instalação em mais de 90% das agências da Caixa Econômica Federal que estão realizando o pagamento do benefício oferecido pelo Governo Federal em razão da pandemia.

Por conta de problemas de logísticas com a empresa responsável pela montagem das estruturas,  o processo de instalação da tenda em frente à agência instalada na avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha) será finalizado até o final da  terça-feira (12). “Será mais uma unidade com toda estrutura a fim de oferecer mais comodidade e tranquilidade aos usuários que precisam se deslocar a uma das Agências da Caixa Econômica Federal para fazer o saque do auxílio emergencial de R$ 600  em razão da pandemia do novo Coronavírus”, disse o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

Nas agências das avenidas Historiador Rubens de Mendonça e Lavapés estudos técnicos estão sendo realizados pela Diretoria de Engenharia da Semob para avaliar se haverá a necessidade ou não de colocação das tendas, devido a reduzida demanda. 

 

A primeira agência a receber o serviço oferecido pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com a Superintendência da Caixa, por meio de um plano de ação realizado entre as Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e Ordem Pública, foi a da Barão de Melgaço. Na sequência, as unidades instaladas na Treze de Junho, Morada do Ouro e Fernando Côrrea.

Cerca de 1.200 cadeiras foram locadas e distribuídas em todas as agências da Caixa. A proposta desse trabalho é para oferecer mais tranquilidade e comodidade aos usuários que precisam se deslocar a um desses locais para realizarem o saque.

Cabe ressaltar que apenas na unidade da Barão de Melgaço foi feita a interdição da Travessa João Dias. As demais, os empresários da região emprestaram locais para colocação das tendas e cadeiras.“Estamos trabalhando para concluir mais essa determinação do prefeito Emanuel Pinheiro em oferecer um serviço humanizado para àqueles que tanto precisam dos serviços oferecidos pelo Poder Público”, concluiu o secretário.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, responsável por determinar a aplicação do plano, o tumulto ocasionado pela busca do benefício não é exclusividade de Cuiabá, já que a mesma situação tem ocorrido em outras cidades de médio e grande porte. Em sua avaliação, porém, a Capital deve sempre tomar a frente na implantação das soluções paras as demandas direcionadas ao bem-estar da população. 

“É um problema nacional. Muitos municípios estão passando por isso nesse momento de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Entretanto, Cuiabá tem que fazer a diferença. Nos preocupamos com a saúde da população e não podíamos aceitar aquela situação como normal. Agora, estamos apenas cumprindo com o nosso dever de tratar bem o nosso povo. Foi por isso que formulamos o plano de ação para os bancos”, explica Pinheiro.