Mobilidade Urbana / HOMENAGEM

23 de Setembro de 2021 16h21

Dia do Agente de Trânsito e Transporte: uma profissão que salva vidas

23/09/2021

FERNANDA LEITE

Gustavo Duarte

Neste dia 23 de setembro, comemora-se o dia do Agente de Trânsito e Transporte. São esses profissioinais os responsáveis por garantir a melhoria na mobilidade urbana, dando fluidez no trânsito, fazendo com que alguns  condutores infratores, respeitem  o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  Em Cuiabá, são 175 agentes de trânsito, que trabalham dia e noite para garantir um trânsito melhor e salvar vidas. 

 

"Os agentes de trânsito e de transporte, conhecidos também por 'amarelinhos', resguardam a vida do cidadão.  Eles garantem que a maior parte da população, que aquele que respeita à legislação, que anda de forma correta, tenha sua vida preservada, ficando protegido de motoristas que dirigem bêbados, digitando ao celular ou sem o cinto de segurança, por exemplo. É inimaginável, Cuiabá sem esses profissionais. Parabéns a esses guerreiros que, mesmo diante de chuva, tempestade ou em outros eventos da natureza, estão lá, trabalhando para garantir que a população se locomova com seu veículo, motocicleta, bicicleta e garanta a mobilidade dos  pedestres", parabenizou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
 
O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, lembra que, além de preservar vidas no trânsito, os agentes garantem os direitos de exclusividade  aos PCDs- Pessoas  Com Deficiência, idosos e grávidas em vagas reservadas em estacionamentos.  As ações dos agentes são de forma educativa, de fiscalização ostensiva, repressiva, averiguação, controle de tráfego e outros. Tudo isso para salvar vidas", comentou o secretário. 
 
O presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte da Capital, Ademir de Arruda e Silva,  parabenizou os colegas pelos trabalhos árduos do dia-a-dia. "Os agentes de Trânsito são o elo entre a sociedade e o poder público para mudanças e melhorias no trânsito. Trabalhamos 24 horas para garantir  e salvar a vida do motorista, pedestre, motociclistas e do pedestre. Além disso, estamos aqui para garantir o direito daqueles que possuem mobilidade reduzida. Trabalhamos para dar fluidez no trânsito e melhorar a qualidade do trânsito", concluiu Ademir.