Mobilidade Urbana / MODERNIZAÇÃO

24 de Junho de 2020 08h49

Cuiabá recebe reforma e implantação de novos abrigos para usuários do transporte coletivo

24/06/2020

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) deu início às obras de reforma, implantação dos novos abrigos de embarque e desembarque de passageiros, a fim de dar continuidade as melhorias dos serviços do transporte coletivo da Capital. Por meio de um processo licitatório, foi contratada uma empresa especializada para executar os serviços.

Os trabalhos começaram na Avenida Fernando Corrêa da Costa, reformando todos os pontos da via. Próximo a Rodoviária, onde está sendo construída a Passarela, o abrigo também já recebeu melhorias e, agora, os serviços seguem para a região central e bairros adjacentes.

Os bairros mais distantes também irão receber a ação. Essa nova etapa segue como base os conceitos de sustentabilidade e conforto aos usuários. Esse é um um dos principais projetos que Cuiabá recebe da gestão Emanuel Pinheiro, voltado para a população que utiliza dos serviços do transporte público. 

De acordo com levantamento apresentado pela Diretoria de Transporte, Cuiabá possui 800 abrigos de ônibus. No entanto, a necessidade, conforme a demanda de usuários do transporte coletivo, é de 2 mil abrigos. Dessa forma, a defasagem atual é de 1,2 mil. Nessa primeira fase, com base nas demandas do município, serão entregues 200 abrigos, uns reformados e outros implantados.

Conforme o planejamento, existem quatro modelos disponíveis, de metragens distintas, sendo alguns com placas solares, conforme necessidade da região. “Vale deixar claro que só será pago o que for executado. Apesar do valor da ata ser de até R$ 8 milhões, não significa que o contrato entre a Semob e a empresa será nesse valor. Só serão pagos pelos serviços executados, o que evita principalmente desperdício de dinheiro público”, assegurou o secretário Antenor Figueiredo.

Antenor fez questão de ressaltar que essa é mais uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro em oferecer um transporte público de qualidade a população cuiabana. “Todos serão instalados nos locais de extrema necessidade. Iremos reformar aqueles que precisam de reformas, e nos locais que não existem abrigos iremos implantar”, pontuou Figueiredo.

“Estamos trabalhando para entregar a Capital, no que diz respeito ao transporte público, com excelência e qualidade para aqueles que utilizam dos serviços públicos que são ofertados”, concluiu o secretário.