Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / RESPEITO

19 de Março de 2021 18h29

Prefeito presencia atropelamento de cachorro e acompanha resgate realizado pela Diretoria Bem-estar Animal

19/03/2021

NAIARA LEONOR

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro acompanhou na tarde desta sexta-feira (19), o resgate de um cachorro acidentado na avenida Filinto Muller. O gestor presenciou o atropelamento e acionou a Diretoria de Bem-estar Animal para recolhimento e direcionamento para clínica veterinária conveniada. O condutor fugiu do local.

“Isso é um crime, até quando vamos aceitar tamanha violência com os animais. O motorista atropelou, passou por cima, acelerou mais o carro e foi embora e um motoqueiro tentou ir atrás para anotar a placa. Me cortou o coração ver tanta crueldade. Liguei para a Diretoria de Bem-Estar Animal para fazer o resgate e levar para clínica veterinária”, relatou o prefeito de Cuiabá.

A Diretoria de Bem-estar Animal é um órgão implantado pela gestão Emanuel Pinheiro por sensibilidade a causa animal e mais do que isso, por reconhecer a causa como uma questão de respeito, saúde e política pública. Desde sua criação em março de 2018, a Diretoria atendeu mais de mil animais, dentre gatos e cachorros e promoveu a adoção responsável de cerca de 300 bichinhos.

Os casos de abandono e maus tratos são muitos na capital e tem se intensificado desde o início da pandemia. Além disso, aumentou também o número de denúncias falsas. A diretora da Bem-Estar, Daniele Saad faz um apelo para que a população haja com responsabilidade e seja parceira da Diretoria.

“Nós precisamos da colaboração da população para realizar nosso trabalho. É importante verificar a informação antes de compartilhar, porque muitas vezes chegamos aos locais denunciados e constatamos que não há animal nenhum precisando de resgate. Isso prejudica nosso trabalho, porque poderíamos estar atendendo um bichinho que realmente precisa. Nós temos cerca de 14 mil animais abandonados em Cuiabá e precisamos que a população seja parceira, respeite os animais, não os abandonem e não passem trote para a Diretoria”, enfatizou Daniele.

Estima-se que Cuiabá tenha cerca de 14 mil animais abandonados. O cálculo é feito com base em informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e funciona da seguinte forma: em cidades de grande porte, calcula-se que para cada cinco habitantes há um cachorro. A partir desta projeção, em Cuiabá, uma cidade de 700 mil habitantes, teríamos então 140 mil animais domésticos. Deste montante, a estimativa é de que 10% deles estejam abandonados, ou seja, na realidade de Cuiabá, teríamos 14 mil animais abandonados.

ADOÇÃO RESPONSÁVEL

Todos os animais são entregues para adoção já vermifugados, vacinados e castrados. A medida é uma das ações do órgão para reduzir a proliferação de possíveis animais abandonados.

A Diretoria ainda enfatiza que a pessoa, ao adotar um animal assume os seguintes compromissos: atendimento das necessidades físicas, psicológicas, ambientais e de saúde do animal; prevenção de riscos que ele possa causar à comunidade ou ao ambiente, como agressão, transmissão de doenças ou de danos a terceiros. Essas e demais recomendações podem ser consultadas na Lei Complementar 463/2017.

Para agendar uma adoção, basta entrar em contato pelo telefone 0800 647 7755, de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

DENÚNCIAS

A Diretoria de Bem-estar Animal informa que as denúncias de maus-tratos a cães e gatos devem ser realizadas pelo Dique-Denúncia 0800 647 7755, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Fora do horário comercial, as denúncias devem ser direcionadas para a Delegacia de Meio Ambiente (Dema).

LEIS MUNICIPAIS

Foram aprovadas e estão em fase de regulamentação, seis leis municipais, sugeridas pela Bem-estar direcionadas a causa animal: Lei 436/17 de proteção aos animais, Lei 6423/19 do protetor independente, Lei 6439/ 19 do animal comunitário, Lei 6492/19 monitoramento através de câmeras em pet shop, Lei 6512/20 circulação de veículo de tração animal em vias de perímetro urbano e Lei 6549/20 proibindo animal em corrente curta.

 

Veja vídeo do resgate: