Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / BALANÇO DA GESTÃO

11 de Dezembro de 2020 07h05

Máquinas evitaram que mais de 40 mil embalagens fossem descartadas de forma irregular

11/12/2020

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

Aproximadamente 40 mil embalagens deixaram de sujar as vias públicas, entupir bueiros, poluir córregos e o Rio Cuiabá e ganharam a destinação correta por meio das máquinas Cuiabá Recicla. Instaladas pela Prefeitura de Cuiabá em pontos estratégicos da cidade, neste ano, os equipamentos permitem que o cidadão efetue a troca de materiais recicláveis por benefícios como recarga no cartão transporte, créditos para celular, desconto em compras na livraria Saraiva e crédito em contas PagBank. 

De acordo com monitoramento, de janeiro a dezembro deste ano, cada máquina recebeu uma média de 3,7 mil de garrafas pet, latas de alumínio, embalagens de aço e tetra pak e copos descartáveis, todos com código de barras. Todos os materiais recolhidos foram destinados às cooperativas de reciclagem que trabalham em parceria com a Prefeitura. O levantamento também aponta que, no mesmo período, o equipamento foi utilizado por mais de 5 mil pessoas.

O departamento de sustentabilidade do Município avalia os números como positivos, levando em consideração as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que impactaram diretamente na circulação de pessoas pela cidade. “Outro ponto a ser observado é que se trata de um serviço relativamente novo, o qual a população ainda está conhecendo e aprendendo a utilizar essa ferramenta para transformar a reciclagem em um hábito”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

Uma das 5 mil pessoas que já utilizaram as máquinas é Ketely Silva. A jovem trabalha como lojista no Pantanal Shopping, onde está situado um dos pontos de troca, e aproveita a proximidade com a máquina para dar sua contribuição. “É um projeto que mostra que podemos fazer algo útil com latas, garrafas, copos. Ao invés de deixar em qualquer lugar, colocamos para a reciclagem e, dessa forma, fazemos algo que acrescente positivamente na natureza”, destaca a lojista.  

Cada material equivale a uma pontuação. Ou seja, alumínio vale 15 pontos, aço 10 pontos, pet 10 pontos e tetra pak cinco pontos. As máquinas possuem capacidade para armazenar cerca de 1,2 mil embalagens e são equipadas com um sensor que avisa quando 80% da capacidade é atingida. “Ofertamos algumas vantagens para estimular a participação popular. Mas, dentro desse processo, a maior vantagem é a preservação da natureza, as ruas, praças e parques limpos, os riscos de alagamento diminuídos”, ressalta o gestor de Sustentabilidade, Alex Vieira de Deus.

COMO PARTICIPAR?

A cooperação popular dentro do programa é extremamente simples e gratuita. Na própria máquina, no site www.cuiaba.mt.gov.br/cuiaba-recicla/ ou no aplicativo Triciclo (disponível para Android e IOS), o cidadão efetua o seu cadastro no Cuiabá Recicla. A partir disso, sempre que depositar uma embalagem no compartimento, os pontos são direcionados para a conta ativada.

Neste momento, as máquinas do Cuiabá Recicla estão nos seguintes locais: Terminal Urbano do CPA I, Estação Alencastro, Parque da Família, Parque Tia Nair, Parque das Águas, Lagoa Encantada, Mercado do Porto, Shopping Popular, Pantanal Shopping e Wantuil de Freitas. Além disso, dois novos locais estão sendo definidos para instalação do equipamento.