Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

26 de Julho de 2010 09h00

Entulhos da Construção civil têm destinação correta

26/07/2010

Fabiola Gomes-Assessoria/Smades

Os problemas com o lixo da construção civil estão além de uma simples preocupação. Na área da construção, o destino dos resíduos gerados por obras é um assunto que leva a Prefeitura de Cuiabá a atuar de forma ecologicamente responsável. Atualmente, os aterros ainda são muito usados para as sobras da construção civil, mas soluções como a reciclagem, que produzem mudanças sustentáveis e econômicas, já estão sendo buscadas. É nesta direção que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano está implantando uma solução para os resíduos da construção civil em Cuiabá.    

O projeto tem respaldo na lei municipal n.4949/2007, que institui o Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos, que contempla a implantação, pelo município, de 24 eco pontos que servirão para destinação de entulhos de até 1 m³ sem ônus para o pequeno gerador.

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Archimedes Pereira Lima Neto, acrescenta que para o recebimento e reciclagem do entulho dos médios e grandes geradores, o município realizou processo licitatório, do qual a empresa Eco Ambiental sagrou-se vencedora e recebeu a concessão dos serviços, que já estão funcionando na antiga Rodovia Emanuel Pinheiro, no bairro Jardim Vitória, atrás da Fundação Bradesco.

“Entre as grandes vantagens nas quais a Prefeitura de Cuiabá se baseou para a implantação deste projeto, ele citou a redução dos custos dos intermináveis serviços de coleta e aterramento de entulho, a contribuição para a redução de doenças endêmicas e a implantação de uma nova política de educação ambiental visando mudanças de comportamento junto às empresas transportadoras, aos munícipes, e as escolas.

Ainda conforme o Secretário, dentro da página da Smades “Resíduos Sólidos”, o munícipe tem acesso ao formulário de Controle de Transporte de Resíduos (CTR), o formulário para o Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), como também a localização da empresa Eco Ambiental.  


Mais Informações:

(65) 99908-2008 Eco Ambiental    
3645-6101 SMADES