Quarta, 16 de dezembro de 2020, 17h01
A- |  A+

Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano / PATRIMÔNIO

Bustos de personalidades históricas da Praça Alencastro são retirados para restauração

As dez peças serão restauradas pelo escultor Fred Fogaça


Os bustos de personalidades históricas, localizados na praça Alencastro no centro de Cuiabá, foram retirados para restauração. A ação é executado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentáve da Prefeitura de Cuiabá. As dez peças serão restauradas pelo escultor Fred Fogaça pelo valor total de R$ 17 mil e devem retornar aos seus lugares antes do fim do ano.

“Os bustos foram retirados para receber os devidos cuidados, depois de ação de depredação. Eles serão recuperados por profissional especializado, mas pedimos a colaboração da sociedade na manutenção do patrimônio público”, disse o secretário de Meio Ambiente, Juares Samaniego.

O busto do ex-governador Dante Martins de Oliveira teve o rosto totalmente destruído, ele será reconstruído pelo escultor Fred Fogaça. Todos os bustos são feitos de cimento com fibra e pintados com tintura de coloração que imita o bronze. Estão em processo de restauração no momento os bustos de Dante Martins de Oliveira, José Maria de Alencastro, João Ponce de Arruda, José Garcia Neto, Júlio Strubing Muller. A previsão é que, até o fim do ano eles sejam devolvidos a seus lugares na praça Alencastro e os outros cinco bustos, de Joaquim Duarte Murtinho, Eurico Gaspar Dutra, Francisco de Aquino Corrêa, Estevão Anastácio Monteiro de Mendonça e Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon recebam nova tintura.

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Galeria de Fotos:

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá