Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / FACILIDADE

26 de Dezembro de 2019 10h00

BALANÇO - Nova agência da RedeSim desburocratiza processos e dobra número de atendimentos em 2019

26/12/2019

NAIARA LEONOR

Luiz Alves

Funcionando desde julho na sobreloja do Palácio Alencastro, a nova agência da Rede Nacional para a Simplificação do Registo e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) vem facilitando a vida dos empreendedores de Cuiabá. Só em 2019, 66 mil processos foram analisados pela agência que agora reúne serviços de parceiros, como Corpo de Bombeiros, Sebrae, Junta Comercial e Conselho Regional de Contabilidade.

Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a RedeSim é um programa federal, implementado em Cuiabá em 2013. O Município foi o primeiro de Mato Grosso a implantar o sistema, facilitando o atendimento aos empresários com serviços como abertura de estabelecimentos, emissão de alvarás, análise de localização, viabilidade, regulação, consultas e afins.

“Nós somos referência na área em Mato Grosso. Antes você demorava 15 dias para obter uma viabilidade, um alvará, hoje em cinco minutos você consegue o documento baseado na Lei de Zoneamento”, explicou o coordenador da RedeSim, Deoclides Macedo.

Por meio de um sistema dinamizado, profissionais da RedeSim realizam cerca de 300 atendimentos online por dia, a praticidade do suporte técnico sem filas. E para 2020 está em estudo um sistema de análise e emissão de alvarás automático para atividades compatíveis e de baixo impacto.

“Damos condições para o empresário se instalar e fazemos o monitoramento para verificar se estão se adequando à nossa legislação. Facilitar a vida do contribuinte, é para isso que a gente trabalha e para isso que a RedeSim funciona, para que empresas e empreendedores que desejam se fixar em Cuiabá não encontrem empecilhos para desenvolver seus negócios e assim, contribuam para a economia local”, declarou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego.

Além do novo local, a RedeSim agora agrega parceiros para desburocratizar e agilizar cada vez mais o processo de abertura de empresas na capital mato-grossense. Corpo de Bombeiros, Sebrae, Junta Comercial e Conselho Regional de Contabilidade possuem guichês para atendimento auxiliar, dando a agência o caráter de centralização de serviços em que o contribuinte resolve suas pendências empresariais.

O atendimento na agência da RedeSim, localizada na sobreloja da Prefeitura de Cuiabá acontece de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.