Comunicação / SERVIDOR FUNDAMENTAL

22 de Fevereiro de 2018 09h00

Dia do Auxiliar de Serviço Geral: colaboradora haitiana destaca oportunidade de trabalho no Brasil

22/02/2018

JULIA MILHOMEM

Gustavo Duarte

Arquivo

O dia 22 de fevereiro é uma data ainda pouco lembrada em nosso calendário e pouca gente sabe que é o dia do Auxiliar de Serviços Gerais, profissional fundamental no dia a dia, e que garante o conforto, a saúde e o bem-estar dentro do nosso ambiente de trabalho.

Na sede da Prefeitura de Cuiabá, por exemplo, são mais de 30 profissionais, colaboradores terceirizados, que executam os serviços de limpeza e de zelo dos espaços públicos garantindo as condições adequadas de trabalho aos funcionários públicos.

Emanise Noel, de 38 anos, é a homenageada e representante da categoria, não só pelos serviços realizados no Palácio do Alencastro, mas também pela trajetória e história de vida, importante para a atual administração tendo em vista ser uma das bandeiras do prefeito Emanuel Pinheiro, a valorização do servidor público.

A colaboradora da prefeitura é natural do Haiti, país de colonização francesa e terceiro maior da região do Caribe, bastante conhecido pelo catastrófico terremoto que devastou o país em 2010.

Noel mudou-se para o Brasil em 2013 quando deixou a Zona Rural de Porto Príncipe, capital do Haiti, em busca de uma vida melhor, não só para ela, mas também para sua mãe e seus seis filhos.

A haitina relembra que o primeiro pensamento quando decidiu vir para o Brasil, especificamente Cuiabá, foi conseguir um emprego e assim poder mandar dinheiro para os demais familiares que ainda residem no Haiti.

"Sai de Porto Príncipe sozinha. Só eu e Deus. Demorei quase 15 dias para chegar em Cuiabá. Passei por Quito, Lima e cheguei em Rio Branco onde consegui tirar meu Registro Geral (RG) e minha Carteira de Trabalho. Depois já vim morar aqui. Num primeiro momento fiquei na casa de amparo dos imigrantes e em seguida arrumaram um emprego e consegui começar a me sustentar e fui morar sozinha", relembrou Emanise em meio ao sotaque.

Por acaso, o primeiro emprego de Noel foi exatamente na prefeitura, via empresa terceirizada. Em meio período, ela garante o zelo das salas de trabalhos do servidores do Palácio Alencastro, na outra metade do dia se dedica ao trabalho de vendas de roupas íntimas para aumentar sua renda no final do mês.

De acordo com  Noel, as dificuldades são grandes desde quando decidiu morar em outro país, pois ela enfrenta diariamente a saudade, a diferente cultural, o idioma e as dificuldades financeiras, entretanto é bastante grata pela oportunidade conquistada no Brasil.

"Mesmo passando por tudo isso, morar aqui no Brasil é melhor do que lá, mesmo com todas estas barreiras eu ainda consigo mandar dinheiro para os meus familiares", contou orgulhosa.

Sempre com um sorriso largo no rosto, Emanise destaca que trabalhar na prefeitura é muito gratificante, além de fazer muitas amizades, os funcionários, os secretários e os gestores fazem questão de tratar não só ela mais todos os colegas de profissão de forma digna, educada, colaborativa e humana.

"Gosto bastante de trabalhar aqui, somos muito bem tratados por todos os servidores e pelo prefeito", destacou.

Nesse dia 22 de fevereiro, a atual administração da Prefeitura de Cuiabá, marcada pela humanização, faz questão de agradecer os serviços prestados por essa importante classe trabalhado na figura da  servidora Emanise Noel.

A Gestão Humanizada é o principal lema do Prefeito Emanuel Pinheiro e, pensando nessa perspectiva, todos os colaboradores municipais possuem o papel fundamental de valorização e de respeito.