Terça, 21 de dezembro de 2010, 14h45
Saúde recomenda cuidados sob o sol de verão

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

O verão teve início nesta terça-feira (21/12), em todo o território brasileiro. A previsão durante este período é que o sol fique mais intenso, porém na Capital mato-grossense o céu amanheceu encoberto por nuvens.

Apesar disso, a Vigilância
em Saúde Ambiental de Cuiabá informa que a tendência do nível de radiação solar é aumentar. Por isso, a equipe coordenada pelo biólogo da SMS, Vagner Coelho, realizou uma pesquisa nas escolas municipais, através do Projeto “Sol amigo ou Vilão”, para entender o comportamento dos estudantes frente aos meios de proteção contra os raios UV e seus efeitos.

A pesquisa foi realizada com o objetivo de auxiliar os técnicos a traçarem o perfil dos alunos e nortear as ações de prevenção da secretaria Municipal de Saúde. A pesquisa foi realizada com 190 crianças de faixa etária de 9 anos a 13 anos e acima de 13 anos, sendo 108 do sexo feminino e 80 do sexo masculino.

Uma das revelações da pesquisa foi que 26,8% das crianças ficam expostas ao sol no horário das 12h às 15h, ou seja, no horário de maior incidência do raio ultravioleta. Conforme os dados, 49,5% ficam expostos ao sol pelo menos uma hora por dia.

A maior parte das crianças desconhece as conseqüências graves da exposição demorada ao sol como a incidência de câncer de pele, catarata, envelhecimento precoce, queratose actínica (feridas na pele). A maior preocupação da Saúde3, revelada na pesquisa, é que 57,9% não utilizam protetor solar e 66,8% disseram que nem costumam usar boné, nem chapéu para se proteger do sol.

Cuidados no verão

A Vigilância Ambiental recomenda à população cuiabana a fazer o auto-exame, observando frente ao espelho sinais ou pintas que mudam de cor, tamanho ou forma e manchas que coçam, descamam ou sangram. Caso alguém pessoas apresente uma dessas alterações, que procure orientação médica o quanto antes.

A orientação é para que a população evite expor-se ao sol entre as 10h e 15h, proteja-se com chapéus, óculos escuros e guarda- sol; beba água em abundância (pelo menos dois litros por dia), e evite o consumo de alimentos industrializados (prefira frutas e alimentos de fácil digestão), além da sugestão de trocar bebidas alcoólicas e refrigerantes por sucos e aproveitar o sol de forma moderada.

 

Mais informações:
3617-7379 


Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Visite o website: https://www.cuiaba.mt.gov.br/