Habitação e Regularização Fundiária /

16 de Julho de 2010 08h00

Prefeitura é parceira de programa que beneficiará cerca de dez mil pessoas

16/07/2010

João Carlos Queiroz-Secom/Cuiabá

Em reunião realizada ontem (15-07) com o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, o superintendente Regional em exercício da Caixa Econômica Federal, José Luiz Dias, acompanhado do gerente Regional de Construção Civil da CEF, José Antônio de Carvalho, propôs que os parceiros do programa habitacional 'Minha Casa, Minha Vida', Prefeitura e governos estadual e federal, definam os critérios de hierarquização de seleção dos beneficiados pelo programa. São 2.243 casas populares destinadas a famílias carentes, com renda salarial de até R$ 1.395 reais.

O superintendente da CEF revelou que aprova dois critérios definidos pelo Ministério das Cidades, os que beneficiam moradores de áreas de risco e aqueles cujas famílias têm mulheres na chefia para receber prioritariamente os imóveis, já em adiantado estado de  construção. "Contamos com a colaboração da Prefeitura, uma das parceiras desse programa, também nesse sentido", disse Dias. O prefeito Chico Galindo recomendou ao presidente da Agência Popular de Habitação Popular, João Emanuel, a negociação de medidas que alcancem o objetivo social proposto.

Reuniões entre Prefeitura e técnicos dos governos estadual e federal já foram agendadas para ultimar detalhes da entrega das unidades habitacionais. Todos os inscritos, aproximadamente 70 mil em Cuiabá, vão passar pelo análise da Agência de Habitação, que trabalha mais essa parceria pública, segundo João Emanuel, disponibilizando a estrutura da Agência para maior agilidade dos trabalhos, a ser desencadeado em conjunto entre Prefeitura, Estado e CEF, nos próximos dias.

José Luiz Dias informou que futuras unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, vão suprir em 20% o déficit habitacional da Capital, com base no senso de 2007, pelo IBGE. Ele destacou que as casas dispõem de infraestrutura básica, como água, luz, e esgoto, além de outras benfeitorias coletivas (asfalto, guarita).  Na opinião da superintendente de Políticas de Habitação do Governo do Estado, Lúcia Thereza, um trabalho parceiro é sempre mais dinâmico, pois garante resultados práticos e a contento geral. Ela afirmou que um técnico da Habitação estadual estará disponível para colaborar no que for preciso.