Habitação e Regularização Fundiária /

09 de Julho de 2010 17h00

Novo Lar: Prefeitura garante dignidade às famílias que viviam em áreas de risco

09/07/2010

Márcio Moreira-Assessoria/AMHP

As cinco famílias que estavam vivendo  provisoriamente em um barracão da Prefeitura de Cuiabá, após terem sidas retiradas, por ordem judicial, de uma Zona de Impacto Ambiental (ZIA), no bairro Ribeirão do Lipa, em abril deste  ano, ganharam a tão sonhada casa própria. Elas já foram transferidas paras as unidades habitacionais construídas no Vila Nova do Coxipó, com madeiras apreendidas pelo Juizado Volante Ambiental(JUVAM) em parceria com o Poder Municipal.

Uma das contempladas é a dona de casa Lucimar de França, mãe de quatro filhos. Emocionada ela relembra os dias difíceis em que passou no barraco em que vivia a familia no Ribeirão do Lipa. “Só de saber que agora é definitivo”, afirmou com um largo sorriso e batendo a mão no peito não escondia a alegria ao afirmar, “Agora posso dizer, é minha casa”.

Outras  dez famílias que estavam alojadas ginásio esportivo do Quilombo, também retiradas de uma Área de Preservação Permanente, na região do Sucuri, por força de liminar da justiça, já estão desde semana passada na casa própria no Vila Nova do Coxipó. O Engenheiro Civil Carlos Anselmo de Oliveira, da  Agência Municipal de Habitação Popular (AMHP), responsável pelas obras, faz questão de ressaltar que as unidades habitacionais  são concluídas, ou seja,  recebem os últimos ajustes, com o  morador dentro da casa, para evitar invasões, como aconteceram nos anos de 2007 e 2008, quando 30 famílias invadiram dois conjuntos habitacionais, construídos  no  bairro Altos da Serra e no  Jardim Paraná.

Já no novo lar, a  dona de casa Elenice Carvalho, não consegue conter as lágrimas ao relembrar do passado e principalmente ter tido seu grande sonho realizado. “Eu pedia todos a Deus, agora com a minha casa, poderei criar meus filhos com mais dignidade”, disse com a caçula dos cinco filho no colo, a pequena Jeniffer Ester, de apenas um mês de vida.

O  secretário de Habitação João Emanuel disse  que o Município tem  pressa em ajudar  essas famílias que vivem em situação subumanas, principalmente as que moram em áreas de risco. “Essa parceria com o JUVAM tem sido a forma mais rápida de atender os anseios dessas famílias que sonham em ter uma casa própria e o  melhor, sair das condições subumanas que muitas vivem”. Ele afirma ainda que todas as casas são padronizadas com dois quartos, sala, banheiro em alvenaria e cozinha, sistema elétrico e hidráulico, sendo a cobertura com telhas de barro.”Outras 200 unidades estão sendo construídas para atender famílias cadastradas que vivem em áreas de risco na Capital”, observou João Emanuel.

A conquista do sonho da casa própria também foi comemorada pelo açougueiro Valdemir Nascimento. "Eu sempre morei de aluguel, agora posso dizer.... minha casa”, disse empunhando para cima a chave da nova casa."È um novo começo de vida” Com um teto digno minha família  terá mais confiança e esperança no futuro“, se emocionou Evanildo Varela Silva, ao relembrar do teto de lona em que morava.

A cada família que foi entregue a chave da casa nova, João Emanuel pediu  zelo  e alertou a todos se caso alguém vender  ou trocar a casa não participará mais de nenhum programa habitacional desenvolvido pelo Município.