Habitação e Regularização Fundiária /

08 de Dezembro de 2010 11h00

Habitação aponta recorde na entrega de CDRU's

08/12/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Cuiabá integra o rol de capitais brasileiras que mais entregaram títulos de terra (CDRU’s) aos seus habitantes, afirmou ontem (07-12) o presidente da Agência Municipal de Habitação Popular, João Emanuel. "É um recorde jamais visto em 300 anos de história de Cuiabá. Isso nos já anunciou apoio oficial e disposição para que a Prefeitura conclua projetos ainda mais audaciosos de regularização fundiária urbana até o final do seu mandato. Vontade política e determinação por fazer fazem as coisas acontecerem".

Emanuel informou que foram entregues de 2005 para cá 14.051 tí­tulos (CDRU’s), 70% desses títulos repassados apenas na sua gestão, o que totaliza 9.500 tí­tulos. "Há um conjunto de esforços de toda a equipe, não apenas da minha parte. São técnicos que saem diariamente com a finalidade de avançar com o processo de regularização fundiária urbana. Não é um trabalho fácil, pois exige muito de todos. Mas minha equipe é também motivada e se sente feliz quando algum morador recebe seu tí­tulo e sai dali feliz com o documento, com a certeza da posse do lote que ocupa".

Ele recorda que as gestões do ex-prefeito Wilson Santos e do atual, Chico Galindo, sempre focaram esforços para que a regularização fundiária urbana pudesse sair das gavetas e se transformar na realidade sonhada pelos moradores da Capital. "Parecia um processo encantado, emperrado, complexo, burocrático e sem perspectiva de soluções. Mas entendemos que aquilo era um desafio a ser superado, o que realmente aconteceu.

 Secretário afirmou que hoje, no Municí­pio, quase 1 5 mil famí­lias dispõem do seu tí­tulo, motivo de alí­vio para quem se sentia inseguro em relação à legalidade de posse do lote ocupado. “Há muito ainda para se fazer, e no que depender da Prefeitura de Cuiabá, do apoio do prefeito Chico Galindo e de instituições oficiais de governo, em ní­vel estadual e federal, muitos benefícios do tipo vem por aí­", ressaltou.

Um dos exemplos da importância da entrega de CDRU’s aconteceu recentemente no bairro Doutor Fábio I, onde 200 moradores têm agora este documento.Conforme o presidente do bairro, Manoel de Brito, "a gestão do prefeito Chico Galindo tem buscado a regularização fundiária urbana em Cuiabá". O lí­der comunitário salientou que isso se constituía num desafio que vários gestores simplesmente se esquivaram de encarar, por conhecer as dificuldades da sua concepção.

"Os caminhos da solução são difíceis, mas a Agência Municipal de Habitação Galindo não se intimidou, apoiada pelo prefeito Chico Galindo, que deseja realmente concretizar este benefí­cio em todo o Municí­pio. Agora, com o CDRU em mãos, os ocupantes dos lotes do Doutor Fábio já  podem ir ao cartório de registro de imóveis e registrar sua propriedade. O que diz tudo da nossa felicidade", disse Manoel de Brito.