Governo /

20 de Dezembro de 2011 12h15

Presépio de “Tchapa e Cruz” resgata tradições natalinas e cuiabanas

20/12/2011

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054/8453-6


A prefeitura de Cuiabá abriu oficialmente, na segunda-feira (19-11), o presépio de “Tchapa e Cruz”, que poder ser considerado como o maior presépio já exposto no centro da cidade. O trabalho resgata o folclore cuiabano, atrelado à mensagem do nascimento do menino Jesus. A arte está exposta no saguão de entrada do Palácio Alencastro, sede da prefeitura.

Confeccionado pelo artista plástico Djalma Maciel, o presépio foi construído em escala humana, com bonecos de aproximadamente 1,80 metros de altura, é composto pelos tradicionais personagens do nascimento de Jesus, mas alusivos à cultura cuiabana. José (pai de Jesus) é um pescador, Maria (mãe de Jesus) é uma típica mulher cuiabana, o menino Jesus é um “cuiabaninho”, em homenagem a todas as crianças da capital.

Já os três Reis Magos serão representados pela “Folia de Reis”, remetendo as festividades do nascimento de Jesus. Para completar, elementos do folclore cuiabano integrarão à obra, como: Boi Bumbá e animais do cerrado, entre outros.

Os personagens se movimentam conforme as músicas que são tocadas. Diariamente, o presépio começa a funcionar às 12 horas. A cada hora, automaticamente, as músicas passam a tocar e os personagens a se mover. O som e os movimentos duram cerca de 10 minutos. A partir das 18 horas, a iluminação é acesa e os movimentos acontecem a cada 30 minutos, isto até às 22 horas.

A secretária adjunta de Governo, Tânia Mattos, destacou que este ano, a prefeitura de Cuiabá fez o resgate das tradicionais decorações natalinas, mescladas aos símbolos típicos da cultura cuiabana. “Toda a cidade tem uma decoração simples, porém mais humana e lúdica. Fizemos resgate do simples, do tradicional, é que justamente a arte que mais toca as pessoas”.

Decoração

A decoração natalina tradicional também já está espalhada por toda Cuiabá, em pontos estratégicos, com árvores de Natal enfeitadas com mangas, cajus e peixes (símbolos de Cuiabá), e palavras como Amor, Paz e Esperança.