Governo /

21 de Dezembro de 2011 11h01

Prefeitura de Cuiabá premia vencedores do 1º concurso de presépios natalinos

21/12/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 3645-6054/ 8454-5236

 

A abertura da Cantata de Natal de Cuiabá, na noite desta terça-feira (20-12), na Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, foi o local escolhido para a premiação do 1º concurso de presépios natalinos promovido pela prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT).

A vencedora do primeiro lugar, Ana Paula Mezetti, que obteve 1.677 votos, recebeu uma televisão de 40 polegadas. A segunda colocada, Maria das Dores Soares Vital, conquistou 760 votos, e levou para casa uma lavadora de roupas, o terceiro lugar ficou com o presépio de Dilma Conceição de Camargo, que teve 465 votos, e ganhou um microondas. Os prêmios foram entregues pela primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo.

Ao todo foram computados 3.070 votos. A votação foi feita via internet e por meio de cédulas presenciais no MASMT. Oito concorrentes se inscreveram no concurso.

Norma Galindo destacou que a ação cultural se repetirá em 2012. “A intenção é ampliar o número de participantes do workshop de presépios, de 40 para 60, no ano que vem. Foi a partir da oficina que começaram as inscrições para o concurso, que também terá uma segunda edição no próximo ano”.

Diversidade

Uma das surpresas do concurso foi a diversidade de materiais usados na confecção dos presépios, como argila, garrafas pet, tecido, tinta, madeira, caixa de frutas, jornais e fibras. Os presépios começaram a ser criados durante o 1º Workshop de presépios, realizado no dia 1º de dezembro, pelo artista plástico, Djalma Maciel.

Novos talentos

Para a vencedora do concurso, Ana Paula Mezetti, esta foi uma grande oportunidade para a descoberta de novos talentos. “Esse concurso é uma ação inovadora, uma feliz ideia da prefeitura de Cuiabá, que abriu uma nova porta para a arte cuiabana. É um espaço aberto para as pessoas descubram o artista que tem dentro de si, afinal, cada um, a sua maneira, deixou sua marca neste trabalho”, revela.

A segunda colocada, Maria das Dores, destacou a técnica usada na montagem do presépio. “Mesclei várias técnicas neste trabalho, usei a tela pintada em óleo ao fundo, argila e outro materiais. Eu quis trazer o presépio para a realidade local, além das imagens da Sagrada Família, usei animais da fauna do cerrado como a onça pintada, tuiuiú, arara, tucano e a capivara”, frisa ela.

Já a terceira colocada, Dilma de Camargo, produziu um presépio temático, baseado nas crianças com Síndrome de Down. “Se a pessoa olhar bem, verá que o menino Jesus do presépio apresenta esta deficiência. Quero mostrar que Jesus veio para todos, saudáveis e enfermos, independente de raça, religião ou posição social”, destaca ela.

Exposição

Quem tiver interesse em ver os presépios de perto, tem até o dia 16 de janeiro de 2012 para visitar a exposição. Os trabalhos encontram-se expostos no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, que fica aberto de terça-feira a sábado, das 13h às 18h. A entrada é gratuita.