Governo / NOTA DE PESAR

03 de Abril de 2021 16h20

Prefeito lamenta falecimento de Clóvis Irigaray, referência da arte moderna mato-grossense

03/04/2021

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

Reprodução

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu com grande pesar a notícia da morte do artista plástico mato-grossense, Clóvis Irigaray, aos 72 anos. Irigaray é um dos maiores nomes da arte moderna e faleceu na manhã deste sábado (03). Conforme as informações, ainda não se sabe a causa da morte.

 O artista é natural do município de Alto Araguaia e sustentava uma carreira de mais de 40 anos de muitos trabalhos e sucesso. As obras de Clóvis tinham como marca registrada a figura indígena, retratada como elemento de protesto.

 Reconhecimento pelo trabalho de Irigaray é tamanho que, em 2013, foi nomeado Embaixador das Artes pela Academia de Artes, Letras e Cultura e convidado para expor suas obras no Museu do Louvre, em Paris (FRA).

Também já foi figura presente na Bienal de São Paulo, Salão Nacional da Arte Moderna do Rio de Janeiro e Museu de Arte e Cultura Popular, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“A arte mato-grossense uma de suas grandes referências que, com toda certeza, deixa o seu nome marcado na história. Esse é um momento de tristeza para todos que admiravam seu trabalho e, principalmente, para os familiares e os que eram mais próximos. Por isso, meu desejo é que Deus conforte a todos nesse momento de dor”, declara Pinheiro.

A secretária de Cultura da Capital, Carlina Jacob, lamentou a morte do artista. "Falar da partida do Clóvis, é falar de uma das maiores perdas que a nossa cultura já sofreu, a perda de um dos maiores talentos que a nossa cidade já produziu. O Clóvis conseguiu como ninguém projetar em suas obras toda sua atitude e irreverência. O que fez ser genuíno e de uma trajetória vitoriosa, não só aqui, mas no mundo inteiro. Foi um dos poucos artistas nacionais a ser convidado para expor no  Louvre e nos principais museus do mundo. Resta agora só o calor , a força e o grito de suas obras, tão fortes e marcantes que vão ficar pra história. Vá em paz, meu grande artista", ressaltou. 

 O secretario-adjunto de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá também manifesta extremo pesar pelo falecimento do grande artista Clóvis Irigaray. "Sua arte, genuína e singular, revela seu talento e atitude irreverente, com as quais definiram sua vitoriosa trajetória. Seu falecimento representa grande perda para as artes visuais e para cultura mato-grossense. Apresento nossas profundas condolências e votos que Deus ampare a família enlutada".