Governo / LUTO

21 de Agosto de 2021 15h25

Prefeito lamenta a morte de Moacyr Freitas, primeiro arquiteto e urbanista cuiabano

21/08/2021

SECOM

Internet

É com extremo pesar que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebe a notícia do falecimento do primeiro arquiteto e urbanista cuiabano Moacyr Freitas, aos 91 anos. A morte foi confirmada, neste sábado (21). 

“Cuiabá perde um dos nomes mais tradicionais da sua arte, arquitetura, literatura e história. Moacyr deixa um legado excepcional que o faz ser alguém que jamais será esquecido pelo povo de sua terra natal. Lamentamos receber essa notícia e desejamos que nosso Senhor Jesus dê o conforto e alívio necessário aos familiares e amigos neste momento de angústia”, diz o prefeito.

O arquiteto, que também era professor, historiador, escritor e artista plástico, é autor de de diversas obras que retratam os períodos provincial e colonial de Mato Grosso. Teve ainda participação no projeto de construção da Rodoviária Engenheiro Cássio Veiga de Sá e na elaboração do conceito arquitetônico e urbanístico do Centro Político e Administrativo de Cuiabá (CPA).

Outra importante obra que tem a marca de Moacyr Freitas é a construção do monumento Marco Zero que está em andamento na comunidade São Gonçalo Beira Rio. A estrutura de 17 metros de altura tem forma de três canoas e é inspirada no meio de transporte da época da chegada dos primeiros bandeirantes a Cuiabá.

Em abril deste ano, Moacyr foi um dos participantes do projeto da Prefeitura de Cuiabá, chamado Pílulas Cuiabanas. Na oportunidade, ele narra a história do monumento que também marca a construção da Capital.

“Imaginei que podíamos fazer um monumento lembrando os primeiros arraiais. Juntei os três batelões que têm o significado dos três primeiros arrais, sendo eles: São Gonçalo, por Antônio Pires de Campos; Forquilha, por Antônio de Almeida Lara; e Arraial de Cuiabá, por Miguel Sutil de Oliveira”, contou o artista na série da Prefeitura de Cuiabá.

Veja o episódio da série Pilulas Cuiabanas com a participação de Moacyr Freitas: