Governo / ATENÇÃO BÁSICA

12 de Agosto de 2020 12h57

Prefeito entrega USF do Parque Atalaia totalmente reformada e ampliada com equipes de saúde bucal

12/08/2020

CELLY SILVA

Assessoria

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou na manhã desta quarta-feira (12) a obra de reforma completa e ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Parque Atalaia 1 e 2, que passou a ter climatização em todos os ambientes e a contar com dois gabinetes odontológicos, chegando a 43 equipes de saúde bucal, acima das 40 prometidas no início da gestão. 

A unidade conta com duas equipes de saúde da família, compostas por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos e oito agentes comunitários de saúde, além das duas equipes de saúde bucal, compostas por dois cirurgiões dentistas e dois técnicos de saúde bucal. Cerca de 6 mil pessoas dos bairros Parque Atalaia, Altos do Parque, Jardim das Oliveiras e Parque Humaitá. Por mês, a USF atende a cerca de 1 mil pacientes. 

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou que há anos os moradores, o presidente de bairro, Carlão, e o vereador Adevair Cabral reivindicavam por melhorias na estrutura, que agora oferece dignidade à população e aos profissionais. “Este é um prédio que tem 12 anos e estava bem danificado, não tinha uma estrutura física adequada para os profissionais trabalharem com dignidade e não tinha uma estrutura digna para receber com carinho, respeito e humanização a nossa causa e razão de tudo, que é a nossa população, que é o paciente SUS”, disse.

Pinheiro também destacou a sensibilidade no atendimento da demanda e a prioridade da saúde em sua gestão. “A atenção básica, a saúde aqui próximo da casa e da vida das pessoas é mais prioridade ainda! Nós autorizamos essa reforma total do prédio da Unidade de Saúde da Família do Parque Atalaia 1 e 2 e autorizamos também a ampliação de dois gabinetes odontológicos. Antes aqui não tinha climatização e o que tinha não funcionava direito. É padrão da gestão Emanuel Pinheiro ar condicionado em todas as dependências. E também a ampliação para dois gabinetes odontológicos, mostrando que a saúde bucal aqui na atenção básica é outro compromisso que estou honrando, estamos ampliando a saúde bucal em todas as regiões de Cuiabá”, salientou.

Na oportunidade, o prefeito de Cuiabá aproveitou para agradecer aos profissionais da saúde que atuam na unidade. “Quero agradecer a toda a minha equipe e esses profissionais que se dedicam. Parabenizar porque mesmo com o prédio em péssimo estado de conservação, eles não pararam e continuaram atendendo com dignidade à toda comunidade. Eu tenho orgulho de ser prefeito com uma equipe tão comprometida, tão dedicada”.

Ele destacou ainda o trabalho do secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Possas de Carvalho, do secretário-adjunto de Assitência Luiz Augusto Raboni Palma e da diretora de Atenção Básica Míriam de Fátima Naschenveng que, segundo o prefeito, “é uma equipe sensível, próximo da vida das pessoas, que respeita os servidores públicos, que respeita os profissionais da saúde e que respeita, principalmente, a população cuiabana, a população SUS, que são aqueles que mais precisam de mim como prefeito e da Prefeitura de Cuiabá”.