Governo / UNIÃO

14 de Janeiro de 2021 06h41

Pinheiro participa de posse na AMM e defende fortalecimento do municipalismo

14/01/2021

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou na tarde desta quarta-feira (13), da cerimônia de posse do presidente reeleito da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga. A cerimônia de posse, seguindo as medidas de biossegurança contra a disseminação da Covid, foi realizada de forma híbrida sendo transmitido pelo canal do YouTube da entidade.

No ato, o chefe do Executivo cuiabano evidenciou a importância da AMM para o fortalecimento dos municípios e parabenizou o presidente da instituição pela condução desse processo. De acordo com Pinheiro, o perfil municipalista faz parte de sua trajetória política e isso foi ainda mais acentuado durante sua atuação como vereador por Cuiabá, em duas oportunidades, e como deputado estadual, outras quatro vezes.

“Tenho orgulho de ter desenvolvido esse perfil. Durante essa caminhada, sempre prezei pela defesa do municipalismo e dentro desse contexto ressalto a importância da AMM para que isso se desenvolva em Mato Grosso. Por isso, faço questão de saudar o Neurilan, que foi reconduzido com maestria e legitimidade à presidência da nossa casa, a casa do povo cuiabano e a casa de todos os munícipes, que é a AMM”, comentou.

O prefeito reforçou ainda a necessidade de que os municípios estejam cada vez mais unidos em prol dos benefícios para a população. Segundo ele, os desafios e dificuldades enfrentadas pelos gestores limita a possibilidade de desenvolver um pensamento macro. Nesse sentido, relatou que, por diversas vezes, a tendência é que as prefeituras ajam de forma isolada, sendo que os problemas são semelhantes.

“Em tempos de pandemia, em que há essa necessidade de viver um novo normal, existe também um velho normal que precisamos exercitar mais, que é a união. União por meio de consórcios, das experiências, das articulações políticas com a bancada federal. Precisamos ter essa relação institucional e uma soma de ideias, projetos e responsabilidades. Como a capital podemos auxiliar muito os municípios da baixada e estamos dispostos a fazer isso”, disse.

Para o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, que também participou do ato, a união também é o principal caminho para conseguir vencer as dificuldades enfrentadas, principalmente nos municípios de pequeno porte. O deputado igualmente parabenizou Neurilan Fraga pela reeleição e se colocou à disposição para continuar ajudando Mato Grosso, em parceria com outros parlamentares da bancada federal.

“Os prefeitos sabem as dificuldades enfrentadas, especialmente nos municípios de pequeno porte, com uma receita pequena e uma despesa consideravelmente alta. Isso se potencializou em momentos em que não houve o pagamento do FEX e o atraso no repasse para a Saúde. Junto com a AMM queremos trabalhar pela revisão do pacto federativo e temos a missão de lutar pela reforma tributária, garantindo uma maior competividade”, destacou.