Governo /

25 de Maio de 2012 11h31

Grupo Flor Ribeirinha apresenta tradições cuiabanas para carnavalescos da Estação Primeira de Mangueira

25/05/2012

Euziany Teodoro (65) 3645-6054


O Grupo de Siriri e Cururu da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, o Flor Ribeirinha, encabeçado por Dona Domingas Eleonor da Silva, apresentou as principais tradições cuiabanas para os carnavalescos da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira. As apresentações foram feitas na quinta-feira (24-05), no “Quintal da Domingas”, espaço destinado para eventos na comunidade.
 

Os carnavalescos puderam conhecer o Siriri e Cururu, a dança do Boi à Serra, Louvor a São Gonçalo, além do Rasqueado Cuiabano, apresentado pelo cantor Guapo. As apresentações servirão como estudo para que os carnavalescos montem o samba-enredo da Escola, que tem Cuiabá como tema do Carnaval 2013. 

Cid Carvalho, carnavalesco da Escola, afirma estar encantado com tudo o que a cidade pode representar no Carnaval. “Tem muito conteúdo para fazer um desfile maravilhoso. Nosso trabalho é cuidar da parte plástica do desfile e temos que ter toda a responsabilidade e cuidados para contar a história de Cuiabá”, afirmou. 

A primeira dama de Cuiabá, Norma Galindo, que tem convivido com o grupo Flor Ribeirinha e, inclusive, aprendido as danças, explica o papel a Prefeitura Municipal  neste “aprendizado” dos carnavalescos. “A Prefeitura tem aberto as portas de toda a nossa cultura para que eles tenham acesso. Percebe-se que estão maravilhados com tudo e só se pode esperar um carnaval incrível em 2013”, disse. 

Dona Domingas, fomentadora da cultura cuiabana há mais de 50 anos, acredita que está realizando um sonho. “Ser tema de uma escola no carnaval carioca nunca foi esperado, mas é mais um sonho que se realiza para nossa cultura. Os carnavalescos estão aprendendo conosco. Com nossa alegria, nossa beleza e riqueza cultural”, comemorou. 

O carnaval carioca é exibido em mais de 170 países, além de todo o Brasil. Os carnavalescos, que chegaram à capital na última segunda-feira (21-05) e partem na próxima segunda (28-05), já começarão os desenhos de alegorias e a elaboração do samba-enredo.