Governo /

21 de Dezembro de 2011 09h49

Emoção marca abertura da Cantata de Natal de Cuiabá

21/12/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 3654-6054/ 8454-5236


A emoção marcou a abertura da Cantata de Natal na noite desta terça-feira (20-12), na Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, em Cuiabá. O Encontro Ecumênico teve início às 18h. Quatro corais entoaram canções populares e natalinas, que arrancaram aplausos do público presente.

O evento contou com apresentação dos corais da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), coral Municipal “Criança Feliz”, coral juvenil Kyrios da igreja Assembleia de Deus e Coral da I-greja Adventista Central de Cuiabá. Canções como “Noite Feliz”, “Jingles Bell”, “Aos olhos do Pai”, “Vem celebrar a Cristo” foram acompanhadas pelo público, muitas vezes, em pé.

O coral Municipal “Criança Feliz”, composto por 70 alunos da rede municipal de ensino de Cuiabá, com idade entre 07 a 14 anos, foi destaque durante o primeiro dia de Cantata. O coral criado especialmente para integrar o evento, além de cantar, parte dos alunos ainda se apresentou em libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

A cantata de Natal é uma parceria da prefeitura de Cuiabá, Museu de Artes Sacras de Mato Grosso (MASMT) e Santuário Eucarístico da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho. A entrada é um litro de leite.

De acordo com a primeira dama de Cuiabá, Norma Galindo, idealizadora do projeto, a própria cantata representa a união de forças entre a Prefeitura e os parceiros. “Decidimos trabalhar em conjunto para propagar o espírito do Natal. Esta foi a melhor forma encontrada para reavivar no coração das pessoas a união familiar. O presépio com Maria, José e o Menino Jesus, juntos, simbolizam isso. As pessoas precisam ter fé num mundo melhor e a família é a base para que a esperança se renove a cada ano”, destacou ela.

Para Norma Galindo, o principal objetivo é levar às pessoas a refletirem sobre o ano que passou e buscar um ano de 2012 melhor, fato que se refletiu na decoração escolhida para a capital este ano.

A secretária Adjunta de Governo de Cuiabá, Tânia Matos, falou sobre o encerramento das atividades do município em 2011. “A cantata vem fechar as ações referentes as festas de final de ano. Porém, começamos com a decoração natalina temática nas praças, viadutos e rotatórias. Um dos diferencias deste ano é a introdução de mangas, cajus e peixes nas decorações. Também foram introduzidas palavras de incentivo como amor, carinho, paz, isto é o que desejamos a todos os cuiabanos”, explicou.

Viviene Lozzi, curadora do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT), ressaltou a importância da parceria entre as instituições. “Temos objetivos em comum, poder público e comunidade precisam se juntar em torno de um projeto de união. A criação de um coral, especialmente para a cantata, mostra a boa vontade de ambos, pois a criança vem como parte do renascimento de sonhos, desejos e dos ensinamentos de Jesus”, disse ela.

A programação da Cantata de Natal, que se estende até o dia 25 de dezembro (Natal), terá ao longo de seis dias apresentações de 14 corais cuiabanos. Sendo que os coros dos dias 24 e 25 de dezembro serão em latim (Cantorum), durante celebração da missa.

Confira a programação desta Quarta-feira (21-12), a partir das 18h:

Coral da Melhor Idade: Mestre Albertino;

Coral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Campus Cuiabá;

Coral da Secretaria de Planejamento de Mato Grosso (Seplan/MT);

Coral Vozes em Trânsito e Canto Livre;

Coral da Igreja Batista da Paz (IBPAZ).