Governo /

19 de Agosto de 2013 15h55

Cuiabá é contemplada com recursos do PAC Cidades Históricas

19/08/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

Cuiabá foi uma das selecionadas entre outros 44 municípios e será beneficiada com cerca de R$ 10 milhões do PAC Cidades Históricas para revitalizar o Centro Histórico da Capital. O anúncio será feito nesta terça-feira (20), às 11h, em São João Del Rey (MG), pela presidente Dilma Roussef. A Prefeitura de Cuiabá será representada na solenidade pelo secretário municipal de Cidades, Suelme Evangelista.

Serão reformados oito casarões antigos, a Igreja Nossa Senhora dos Passos e as praças da Mandioca, Caetano de Albuquerque, do Rasqueado (na Rua de Baixo) e Alencastro.

Também serão feitos o alargamento de calçadas de várias ruas, como Voluntários da Pátria, Pedro Celestino, Ricardo Franco e Cândido Mariano, e a revitalização da Escadaria do Beco, garantindo o acesso inclusive a portadores de necessidades especiais.

“O Centro Histórico é o berço da nossa capital. É ali, ao pé da Igreja do Rosário e São Benedito, que Cuiabá começou a desenvolver social e economicamente. Este é um lugar que merece atenção e a Prefeitura está empenhada em revitalizar essa região”, definiu o prefeito Mauro Mendes.

Após as reformas, os casarões abrigarão instituições de cunho social, como farmácia pública, creche, centro cultural e posto policial. Os imóveis serão equipados com sistema anti-incêndio.

O arquiteto e coordenador da elaboração dos projetos, Paulo Crispim, conta que os casarões foram encontrados nos mais diferentes graus de conservação e preservação. “Alguns deles ainda mantêm as principais características da época e isso será preservado”, garante.

“A revitalização não é importante apenas para deixar a região mais bonita. A preservação do patrimônio histórico é fundamental para a pessoa entender a sua identidade e se reconhecer como cidadão cuiabano, saber onde e como nasceu a cidade”, definiu Crispim, que também é especializado na área de recuperação de patrimônio.

A Prefeitura de Cuiabá espera que este seja o primeiro passo para um efeito dominó, que irá incentivar os proprietários particulares a também investir na revitalização de seus imóveis.

O projeto executivo de revitalização do Centro Histórico de Cuiabá foi elaborado pelo Núcleo de Projetos criado pelo prefeito Mauro Mendes na estrutura da Secretaria de Governo em março deste ano. A equipe também é responsável pelo projeto “Porto Cuiabá”, de revitalização da região portuária da cidade.