Governo /

17 de Dezembro de 2011 12h26

Comunidade do Pedra 90 recebe novidades da 4ª edição do Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro

17/12/2011

Viviane C Moura - Secom Cuiabá - (65) 3645-6054

 

Tenda da Biblioteca Comunitária “Saber com sabor”, 220 agentes de combate à dengue, estande da Câmara Municipal de Cuiabá, são algumas das novidades da 4ª e última edição do programa Valorizando Vidas no Seu Bairro, que ocorre neste sábado (17-12), até às 15h, na Praça Ana Martinha da Silva, no bairro Pedra 90, regional Sul da capital.

O objetivo do programa, idealizado pela primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, é levar direito e cidadania à comunidade do Pedra 90 e bairros circunvizinhos, por meio dos serviços prestados por todas as secretarias municipais e parceiros.

Novidades

A festa acontece também com muitas atividades culturais, um dos destaques foi a apresentação do Coral Valorizando Vidas, composto por 30 integrantes da organização do evento.

Dentre os novos serviços oferecidos pela Prefeitura durante o Valorizando Vidas está a localização e acompanhamento até as barracas, feito por uma equipe de 10 adolescentes que usam a camiseta “Posso ajudar”, eles têm a função de informar os locais de serviços e as secretarias municipais que os oferece. A equipe faz parte dos projetos sociais Projovem e Só Alegria, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH).

Incentivo à leitura

A Biblioteca Comunitária Saber com Sabor montou estrutura para atender aos moradores da região com livros, revistas, gibis e contação de estórias para as crianças. No espaço também é possível realizar a troca das publicações e são feitas doações do material.

Combate à dengue

Cerca de 220 agentes de saúde estão fazendo o trabalho de orientação na comunidade, em visita às casas do bairro. A ação visa reforçar o combate e prevenção aos focos do mosquito transmissor da doença.

Cultura local

Uma oficina ensina todo o processo de confecção da tradicional viola de cocho, há ainda exposição de artesanato produzido com latas de alumínio. A animação da criançada está sob o comando do Papai Noel, que distribui doces.

Serviços

Dentre os serviços a serem executados estão: expedição de carteira de trabalho, certidões, segunda via de identidade, inscrição em programas de qualificação profissional, patrolamento de ruas, pintura de abrigos de ônibus, serviços de conta de água, informações sobre débitos da dívida ativa, coleta de dados para inclusão em programas federais, serviços na área de saúde, orientações sobre ações ambientais, orientações de economia doméstica, e serviços gerais da prefeitura de Cuiabá.

A primeira dama descreve a recepção que o projeto teve da população do Pedra 90 ao longo da semana. “Fomos muito bem recebidos pela comunidade, há dias preparamos este evento e nesse tempo contamos com o apoio de muitos moradores. Eu, o prefeito Francisco Galindo e toda administração pública municipal, todos estamos felizes em levar o serviço público a quem precisa”, ressalta.

De acordo com o presidente do bairro, Antonio Marcos Nascimento (Marcos Baiano) a escolha do Pedra 90 para sediar a última ação do Valorizando Vidas em 2011 demonstra a parceria entre o Município e a comunidade. “Recebemos muitos serviços nos últimos dias, nas mais diversas áreas. Como uma comunidade populosa, precisamos de todo tipo de serviço oferecido pelo poder público. Todos estão de parabéns”, revela ele.

 Atendimento

Para a professora Josenilda Luzia de Almeida, que mora no bairro há 13 anos, a ação facilita o acesso aos serviços. “Hoje vim pedir a segunda via do RG, é muito bom não precisar ir ao Coxipó ou mesmo ao centro da cidade para fazer o documento, fazer direto aqui no nosso bairro”, destaca.

A região Sul de Cuiabá possui cerca de 150 mil habitantes, distribuídos por 78 bairros. A previsão dos organizadores é de superar os três mil atendimentos realizados pela Prefeitura Municipal na 3ª edição do programa, no Jardim Novo Colorado, no dia 03 de dezembro.