Gestão / FOCO NO SOCIAL

03 de Outubro de 2019 10h00

Pinheiro encaminha reforma administrativa à Câmara Municipal

03/10/2019

SECRETARIA DE INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Sicom

A reforma administrativa proposta pela Prefeitura de Cuiabá foi encaminhada para a Câmara Municipal nesta quarta-feira (02) e prevê a extinção das Secretarias de Serviços Urbanos e Extraordinária dos 300 Anos. Serão criadas as Secretarias da Mulher e de Turismo.

“A reforma administrativa tem o foco na área social. Queremos investir e potencializar ainda mais na assistência social e na humanização dos serviços da Prefeitura de Cuiabá, valorizando ainda mais os mais carentes, promovendo a inclusão e a justiça social. Continuaremos executando muitas obras, como temos feito, mas esse projeto tem o foco no social, na humanização, na valorização dos mais humildes, mais carentes e vulneráveis que é o conceito da nossa gestão”, afirmou Emanuel Pinheiro.  

No lugar da Secretaria de Serviços Urbanos, será fortalecida a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), que já existe e será vinculada à Secretaria de Obras. José Roberto Stopa, atual secretário de Serviços Urbanos, será o diretor-geral da empresa pública. Para intensificar o trabalho de limpeza urbana das áreas públicas de Cuiabá, será criada uma diretoria de Zeladoria, conforme anunciado anteriormente pelo prefeito Emanuel Pinheiro. 

“Com a Limpurb, os serviços urbanos da Prefeitura de Cuiabá serão ampliados e fortalecidos. Será uma ampliação e não diminuição dos serviços, que são prestados com muita eficiência para a nossa população dos bairros.  Também serão mantidos e ampliados os trabalhos para aqueles que por muitas vezes foram excluídos e na nossa gestão, são tratados com respeito e dignidade e recebem oportunidades, como o caso dos reeducandos que trabalham conosco por conta da parceria firmada entre a Prefeitura de Cuiabá e a Fundação Nova Chance (Funac), que visa contribuir com a ressocialização dos recuperandos do Sistema Prisional”, comentou o prefeito. 

Outra Pasta que será fortalecida é a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, que passará a ser chamada de Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Pessoas Com Deficiência. De acordo com o prefeito, o objetivo das alterações é intensificar a humanização dos serviços da Prefeitura. 

Já o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano Sustentável (IPDUS), hoje vinculado à Secretaria de Planejamento, voltará a ser ligada a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável. E a Defesa Civil do Município, atualmente vinculada à Secretaria de Governo, fará parte da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa Civil.

“É uma reforma para promover ajuste na máquina pública que garante celeridade, humanização e eficiência na prestação dos serviços públicos para chegar na ponta, no cidadão que mais precisa dos serviços da Prefeitura de Cuiabá. Vamos fazer mais com menos, garantindo uma economia de 1,6% do custo atual”, explicou o prefeito.