Gestão / REFERÊNCIA NACIONAL

28 de Janeiro de 2021 06h20

Gestores da Previdência de Angra dos Reis conhecem Cuiabá Prev

28/01/2021

CELLY SILVA

Luiz Alves

Arquivo

Referência nacional pela qualidade, eficiência e transparência de sua gestão, o Cuiabá Prev recebeu, na terça-feira (26), a visita técnica de gestores do Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev). Os servidores Luciane Rabha, presidente do Angraprev e da Associação de Entidades de Previdência dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj); Renaldo de Sousa, assessor de gabinete e Ricardo de Agostino, coordenador de folha de pagamento do Angraprev foram recebidos pelo secretário-adjunto especial de Previdência na Secretaria Municipal de Gestão, Fernando Jorge Mendes de Oliveira. 

 

De acordo com Luciane Rabha, a equipe veio conhecer o funcionamento, os procedimentos, o sistema do Cuiabá Prev por ter recebido boas referências. “Viemos conhecer o sistema, principalmente da prova de vida, por causa dessa questão da pandemia. Como a gente quer se modernizar, aqui foi uma das referências que recebemos e a gente veio conhecer o projeto de vocês para estar levando para lá”, disse. 

 

Durante a visita técnica, o secretário-adjunto especial de Previdência, Fernando de Oliveira, explicou que durante a pandemia, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, o atendimento presencial e, consequentemente, a prova de vida presencial ficou suspensa. Com isso, foi necessário criar alternativas para manter o controle sobre os recursos públicos que são destinados aos pagamentos dos beneficiários. Com isso, passaram a haver duas outras formas de fazer a prova de vida: por videoconferência e pelo aplicativo “Meu RPPS”, em que o segurado pode fazer todo o procedimento de forma virtual.

 

O Cuiabá Prev detém, pelo sexto ano consecutivo, o selo ISO 9001:2015, certificado concedido pela Associação Basileira de Normas Técnicas (ABNT) referente à qualidade de serviços e administração de recursos financeiros; o certificado “Pró Gestão”, concedido pelo Ministério da Economia, através da Secretaria Nacional de Previdência e o certificado de “Conselho Transparente”, da Controladoria Geral do Município. São esses reconhecimentos que chamado a atenção das demais instituições Brasil afora e levado o Cuiabá Prev a receber mais de 20 visitas técnicas ao longo da gestão Emanuel Pinheiro. 

 

“Esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo. Nosso planejamento é buscar a qualidade e a satisfação dos 14.791 beneficiários, sendo 10.550 ativos e 4.241 aposentados e pensionistas, com a gestão dos recursos financeiros, que é de mais de R$320 milhões aplicados, além da melhoria dos serviços. Estamos conseguindo ser referência, o que acarreta em um modelo de gestão que atende ao princípio da eficiência da Administração pública”, destaca Fernando de Oliveira.