/

30 de Outubro de 2013 17h03

Artigo: Enem 2013 manteve a tendência dos últimos anos

30/10/2013

Kelly Sabrina Vieira Lima


Kelly Sabrina Vieira Lima*

 

O Enem 2013 manteve a tendência dos últimos anos solicitando aos participantes uma excelente compreensão de leitura, capacidade de analisar e de comparar dados para solucionar problemas e, de forma muito clara, o domínio de conteúdos básicos do ensino médio. De maneira geral, as provas apresentaram questões clássicas e contextualizadas.

 

A partir de um olhar mais específico, a prova de Códigos e Linguagens foi muito bem avaliada pelos especialistas da Fundação Educacional de Cuiabá, a Funec, apresentando questões que exploraram as diferentes linguagens. As questões de inglês procuraram testar as habilidades de leitura e interpretação, exigindo o conhecimento de um vocabulário essencial do idioma.

 

Em Ciências Humanas, as questões de sociologia e de filosofia, que tiveram maior espaço no Enem 2012 e 2013, articularam satisfatoriamente os conteúdos com as propostas pedagógicas que orientam a elaboração da prova. Constatamos, porém, que algumas questões dessas disciplinas apresentaram enunciados com certo grau de ambiguidade - fato que deve ser observado para o aprimoramento do exame.

 

Para as disciplinas de Ciências da Natureza (física, química e biologia), os conceitos clássicos do ensino médio foram solicitados, tendo sido fundamental em alguns casos, o participante ter relacionado o conteúdo que aprendeu a uma situação-problema contextualizada.

 

Já a prova de Matemática manteve a tendência dos últimos anos, com predominância de conteúdos estudados no ensino fundamental, sendo considerada uma prova de nível fácil.

 

Um destaque especial vai para o tema de redação: “Efeitos da implantação da Lei Seca”. Foi pertinente e faz parte da problemática atual da sociedade brasileira e, consequentemente, não necessitou de extenso repertório cultural do aluno. Nesse aspecto, os quatro textos motivadores propostos na prova cumpriram esse requisito e forneceram informações fundamentais, além de terem refletido visões múltiplas da questão apresentada.

 

A equipe da Funec deseja sucesso a todos os alunos do Cuiabá Vest que participaram do ENEM 2013.

 

*Kelly Sabrina Vieira Lima é Diretora Executiva da Fundação Educacional de Cuiabá.