Fazenda /

02 de Junho de 2011 15h45

Cuiabá terá novo Sistema de Informação Geográfica

02/06/2011

Ângela Jordão/Secom

A equipe da Secretaria de Fazenda apresentou hoje (02-06), ao prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, o SIG (Sistema de Informação Geográfica) - Cuiabá e Cadastro Imobiliário. O novo sistema, que utiliza imagens de satélite, será utilizado para o cadastramento dos imóveis urbanos da capital. Assim, a Prefeitura de Cuiabá terá uma ferramenta, que usa a alta tecnologia para acompanhar o desenvolvimento e o crescimento da cidade.

 O Secretário de Fazenda, Guilherme Muller, explicou que o SIG é o resgate e a continuação de um trabalho iniciado em 2005, quando foi realizado o primeiro mapeamento aéreo de Cuiabá. O trabalho, agora, será realizado pela empresa TecnoMapas – especialista na área – que venceu a licitação realizada pela Prefeitura de Cuiabá.

Durante a reunião foram apresentadas imagens comparativas de Cuiabá. As primeiras fotos foram tiradas em 2005, já as segundas são de agosto de 2010, mais de cinco anos depois. Somente neste período houve um alto crescimento do número de imóveis de Cuiabá, Ocorreram também mudanças promovidas pelo próprio município, como a abertura de novas vias.

No entanto, o sistema de cadastramento da Prefeitura não acompanhou este crescimento. Isto significa que e o cadastro de imóveis da Prefeitura está defasado, com inúmeros imóveis sem registro e, portanto, sem cadastro no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Com isso, o município perde arrecadação e a população deixa de ser beneficiada com uma série de serviços e obras. A implantação do SIG pretende corrigir este problema.

Durante a reunião, também ficou definido que será criado um grupo de trabalho responsável pela coordenação dos trabalhos de integração das várias secretarias municipais que atuam na área do desenvolvimento urbano, como Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, de Habitação, Infraestrutura e Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O grupo será criado oficialmente por meio de decreto a ser assinado pelo prefeito Francisco Galindo.

A integração dos trabalhos e dos sistemas informatizados das secretarias municipais é necessária para que o novo SIG - Cuiabá e Cadastro Imobiliário funcione plenamente. “Isto é um instrumento não só de política fiscal, mas de política urbana, para que a Prefeitura possa planejar áreas como saneamento, transportes e outras explicou o secretário Guilherme Muller.

“É um excelente sistema. Com ele, vamos conseguir um imenso avanço nessa questão. Por isso, quero a integração de todas as secretarias. Temos que avançar cada vez mais no planejamento de nossa cidade. Cuiabá não merece mais ser tratada com desatenção”, disse o prefeito a todos que participaram da reunião.

Além do prefeito Francisco Galindo e do secretário de Fazenda, Guilherme Muller, participaram da reunião os secretários Silvio Fidélis (Desenvolvimento Urbano), Paulo Borges (Infraestrutura), João Emanuel (Habitação), Permínio Pinto (Educação), Antônio Pires (Saúde), Flávio Garcia (Comunicação) e os técnicos destas Secretarias e da Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários.