Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CIDADE LIMPA

15 de Janeiro de 2021 14h56

Programa Mutirão da Limpeza leva ações de zeladoria para a comunidade do Tijucal

15/01/2021

BRUNO VICENTE

Davi Valle

O programa Mutirão da Limpeza irá atender neste sábado (16) o bairro Tijucal, localizado na região Sul de Cuiabá. Esta é a 2º edição da ação em 2021 e, conforme o cronograma da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, os trabalhos começarão pela 1ª etapa da comunidade e se estenderão para as demais. No total, 250 servidores atuarão, no período das 7h às 11h.

O Mutirão da Limpeza é um programa tradicional promovido pela Prefeitura de Cuiabá que, a cada fim de semana, é realizado em um bairro diferente. Por meio dele, são executados serviços de varrição das ruas, pintura de meio-fio, podas de árvores, roçagem, capinação, manutenção na iluminação pública, tapa-buraco e eliminação dos pontos identificados de descarte irregular de lixo.

“É válido destacar que o Mutirão da Limpeza é uma atividade que serve como complemento do trabalho que é desenvolvido diariamente ao longo de toda a cidade. A Limpurb conta com mais de 400 servidores que, de segunda a sexta-feira, estão distribuídos pelos bairros, avenidas, praças e outros equipamentos públicos”, explica o diretor-geral da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Além disso, os caminhões do Cata-treco também percorrem as ruas dos bairros, permitindo aos moradores o descarte de materiais inservíveis, de forma segura e dentro da lei. Essa atividade é considerada fundamental para evitar que objetos sem mais utilidade, como sofás, geladeiras, fogões e pneus sejam descartados em áreas impróprias e formem bolsões de lixo que prejudicam o meio ambiente e a saúde pública.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Como reforço aos serviços prestados à população, também foi colocado em prática o Mutirão da Iluminação Pública. Realizado todas as sextas-feiras, das 18h às 2h, as equipes percorrem as comunidades programadas executando a troca de lâmpadas e manutenção nos equipamentos. Para esta sexta-feira (15), os locais atendidos são: CPA I, CPA II, CPA III (setor 5), CPA IV (todos os setores).