Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CIDADE LIMPA

28 de Janeiro de 2021 13h50

Limpurb retoma programas que reforçam ações diárias de limpeza pública

28/01/2021

BRUNO VICENTE

Divulgação

Arquivo

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) retoma nesta semana duas importantes atividade de limpeza pública. Já nesta sexta-feira (29), o órgão volta a realizar o Mutirão das Avenidas, que atenderá a Miguel Sutil e a Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA). No sábado (30), é a vez do retorno do Mutirão Contra Bolsões de Lixo, que será executado no bairro Pedra 90, região Sul de Cuiabá.

“São dois programas, criados por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e que, somadas as outras, ajudam a manter a cidade mais limpa. Nesse início de 2021, estavam suspensas, temporariamente, enquanto definíamos nosso planejamento para este ano. Agora, elas retornam com o mesmo objetivo de fortalecer o trabalho que já é realizado diariamente em diferentes pontos da cidade”, explica do secretário da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Para a primeira ação, a Limpurb disponibilizará cerca de 200 operadores de limpeza pública que, durante toda a sexta-feira, executarão em toda extensão das vias serviços como varrição, capinação, roçagem, poda de árvores e pintura de meio fio. A iniciativa foi lançada no ano de 2020 e inserida dentro do planejamento da Limpurb, visando intensificar o trabalho de zeladoria nas grandes vias da Capital.

No caso do Mutirão Contra Bolsões de Lixo, a atividade recomeça a partir de uma região que mais apresenta problemas relacionados ao descarte de lixo em áreas impróprias para este fim. No Pedra 90, a iniciativa começa às 7h de sábado e segue até às 11h do mesmo dia. A atuação conta com maquinários como pás carregadeiras, carreta e caminhões para limpeza dos bolsões de lixo e transporte do material para o aterro sanitário.

“Com essas ações conseguimos concentrar todos os esforços em determinados locais e zerar de forma mais ágil a demanda. No caso dos bolsões de lixo, por exemplo, fazemos o mapeamento das áreas e, por meio desse reforço, conseguimos diminuir o número de espaços utilizados irregularmente para descarte de lixo. Hoje temos cerca de 38 bolsões identificados e queremos eliminar todos”, explica o secretário-adjunto da Limpurb, Anderson Matos.