Educação / CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

12 de Abril de 2022 16h31

Sugestão de Pauta: Quatro mil estudantes vão participar de projeto de entrega voluntária de óleo de cozinha usado

12/04/2022

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Estudantes da pré-escola (4 e 5 anos) e do Ensino Fundamental (do 1º ao 6º Ano) vão participar do projeto ambiental LEVO (Local de Entrega Voluntária de Óleo). Lançado na rede pública municipal de ensino em setembro do ano passado, o projeto é uma parceria da empresa Águas Cuiabá, Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a startup de educação ambiental Teoria Verde, a Biomavi Reciclagem, responsável pela compra e reutilização do material coletado e o Instituto Lixo Zero Brasil.

O lançamento da edição 2022 do Projeto Levo, será nesta quarta-feira (13), às 09:30h, no auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central. De 12 unidades participantes em 2021, e dois mil estudantes, em 2022 o projeto foi ampliado. Serão 19 escolas municipais e cerca de 4 mil estudantes envolvidos.

Além de recolher o óleo de cozinha utilizado os estudantes participarão de atividades de educação ambiental e vão receber cartilhas sobre sustentabilidade. 

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins disse que para receber o óleo de cozinha já usado serão montados postos de coleta nas unidades participantes. “O objetivo da iniciativa é dar destinação adequada ao produto para que possa ser reutilizado e retorne ao sistema produtivo. De acordo com o projeto, 30% do valor comercializado do produto coletado será investido na unidade escolar participante para a aquisição de equipamentos ou na ambiência escolar”, disse a coordenadora.

Também serão montados postos de coleta do óleo usado na sede (bairro Carumbé) e na loja de atendimento da Águas Cuiabá, na Prainha, e em outros locais.

Escolas participantes

No ano passado, no período de dois meses de aulas presenciais, foram recolhidos nas 12 unidades que participaram do projeto, 690 litros de óleo usado. Durante toda a realização do projeto, contando com os postos de coleta montados pelos parceiros, foram recolhidos 1.373 litros de óleo de cozinha usado.

Participam do projeto este ano as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Prof. Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira, Prof. Francisval de Brito, Maria Lucila da Silva Barros, Quintino Pereira de Freitas, Maria Tomich Monteiro da Silva, Vereador Paulo de Campos Borges, Profª. Guilhermina de Figueiredo, Mal. Cândido Mariano da Silva Rondon, Profª Gracildes de Melo Dantas, Profª. Esmeralda de Campos Fontes, Orzina de Amorim Soares, Profª. Pedrosa Moraes e Silva, 8 de Abril, Antônia Tita Maciel de Campos, Celina Fialho Bezerra, José Torquato da Silva, Maria Elazir Correa de Figueiredo, Ranulpho Paes de Barros e Senador Gastão de Matos Muller.

Legislação

A coleta seletiva de óleo de cozinha é obrigatória em Cuiabá e foi estabelecida pela Lei nº 6.475, aprovada em 2020. A norma determina que creches e escolas do município devem separar o óleo de cozinha utilizado em recipientes fechados e destinar o resíduo a organizações não-governamentais, associações ou cooperativas licenciadas para o tratamento desse material.

Serviço:

Lançamento Projeto LEVO – 2022

Dia: quarta-feira, 13/04

Hora: 9h30

Local: Auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, Av. Presidente Marques, 585-653, bairro Santa Helena