/

02 de Setembro de 2010 12h35

Servidores da escola do Distrito da Guia recebem o Saúde do Trabalhador

02/09/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Os 39 funcionários da escola municipal rural Profª. Benedita Xavier Rodrigues, no Distrito da Guia, a 30 km de Cuiabá, recebem hoje (02-09), em período integral, a equipe multifuncional do Programa Saúde do Trabalhador, desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP), da Secretaria Municipal de Educação da capital (SME), com o objetivo de prevenir e prestar assistência à saúde dos servidores da rede de ensino da capital.

Durante todo o dia, os funcionários da unidade poderão aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia, massagem quick, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), além de ginástica laboral, que trabalha a postura, o alongamento muscular e o fortalecimento das articulações e ativação da sanguínea.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas da SME, Gilmon Ferreira de Araújo, os dados levantados nas escolas que recebem o programa são reenviados para as unidades de ensino com orientações para os servidores. “Entre essas informações estão hábitos de alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, pois tudo isso reflete na qualidade de vida do trabalhador”, explica.

Araújo ainda revela que o programa tem tido uma receptividade positiva pelas escolas e creches do município, atingindo sua meta fundamental, que é trabalhar a prevenção a doenças nos servidores da educação municipal. “Estamos trabalhando para aumentar a equipe de profissionais que atuam na equipe do programa, os equipamentos para desenvolvermos essas ações e, consequentemente, a atuação do projeto”.

Na opinião da diretora da escola Profª. Benedita Xavier, Elicina Maria Pereira, as atividades do Saúde do Trabalhador são importantes para a melhoria do desempenho dos servidores, tendo em vista o stress da profissão. “Os profissionais da educação têm uma rotina muito cansativa e, muitas vezes, esquecem de cuidar da própria saúde. O programa ajuda nesse aspecto e também na auto estima dos funcionários. Penso que essas atividades deveriam ser ampliadas e promovidas de forma mais recorrente”, reivindica.

“É a oportunidade de nos preocuparmos com a própria saúde”, afirma a professora Elaine Pereira da Silva, 35 anos, ao observar as ações do programa na escola em que trabalha há quatro anos. “Essa avaliação é um momento de olharmos para nós mesmos, pois temos a prática de irmos procurar ajuda médica quando já estamos doentes e não trabalhamos a prevenção”, analisa.

Os problemas de saúde mais comuns encontrados durante o trabalho da equipe, segundo a enfermeira Ana Paula Ribeiro, são hipertensão arterial excesso de peso. “Nesses casos, orientamos os funcionários a procurar ajuda médica, além mudar hábitos alimentares e praticar exercícios físicos para ter uma vida mais saudável”.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578