Educação /

13 de Julho de 2010 17h19

Servidores da educação participam de pesquisa para capacitação profissional

13/07/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria/SME

Cerca de 80 Técnicos em Nutrição Escolar (TNEs) da rede municipal de ensino de Cuiabá participaram hoje (13-07) de uma pesquisa elaborada pela Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP), da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), para levantar os interesses e necessidades dos profissionais.

O estudo é uma das ações do Programa Saúde do Trabalhador e tem como meta fornecer dados para a definição de prioridades na elaboração do projeto de formação continuada que será implementado aos servidores da rede.

Durante a aplicação do questionário, os TNEs também puderam aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia, massagem quick e ginástica laboral. Todos esses serviços são oferecidos pelo Programa com o objetivo de prevenir e prestar assistência à saúde dos servidores do ensino.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas da SME, Gilmon Ferreira de Araújo, a pesquisa é o primeiro passo para identificar quais são as formações necessárias para que esse segmento profissional tenha mais qualidade durante a realização das suas atividades no ambiente do trabalho. “O que queremos com esse programa é evitar o adoecimento dos nossos funcionários e, conseqüentemente, promover um espaço de trabalho mais saudável”.

O coordenador explicou também que a pesquisa foi realizada com uma amostragem dos servidores que atuam nessa área e que, depois da tabulação dos dados, a DGP fornecerá, em conjunto com Diretoria de Políticas Educacionais e Coordenadoria de Políticas Nutricionais da SME, qualificação profissional à categoria.

Para a TNE Marli da Conceição Mendes, 47 anos, lotada na escola municipal Senhorinha Alves, no bairro Jardim Vitória, todas essas ações vão colaborar com a melhoria no ambiente de trabalho que, segundo ela, às vezes, é estressante por falta de um bom relacionamento interpessoal e condições adequadas. “Acho que todas essas atividades podem melhorar nosso desempenho no local onde trabalhamos”, analisou.



Mais informações:

(65) 3645-6578