/ PREPARAÇÃO

23 de Julho de 2020 14h13

Seminário vai discutir a educação em tempos de isolamento social

23/07/2020

MARIA BARBANT

O 4º Seminário de Educação Básica, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, acontece no próximo dia 27 julho. Totalmente online, o seminário é voltado para os educadores e servidores da Educação do Município, com o tema principal “O Direito à Aprendizagem em Tempo de Isolamento Social”. O evento faz parte do calendário do Programa de Formação Continuada da rede pública municipal de Educação e terá mais de 10 horas de atividades, com a participação de palestrantes reconhecidos e consultores parceiros para discutir temas importantes neste período de preparação para o retorno às aulas com segurança. 

As inscrições antecipadas podemo ser feitas a partir das 17 horas desta quinta-feira (23), no endereço link, https://bit.ly/2CwWqLf_IVSemEdBasMunCba2020. A secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado, disse que o objetivo do seminário, que tradicionalmente marca o retorno das atividades do segundo semestre na rede pública municipal de ensino, é contribuir para o aprofundamento e reflexão sobre as questões ligadas ao processo educativo. 

Nesta edição, diante do novo contexto provocado pela necessidade de adoção de medidas preventivas contra o coronavírus, como a suspensão das atividades presenciais nas unidades educacionais e a implementação do ensino à distância, o seminário irá refletir sobre esse novo momento do processo pedagógico. “Ao mesmo tempo em que estaremos promovendo a socialização das práticas e vivências pedagógicas exitosas realizadas pelas unidades educacionais e seus professores, a pandemia provocada pelo coronavírus, que trouxe profundas transformações na forma de organização do tempo, do espaço, do currículo e suas metodologias, nos leva a refletirmos sobre as aprendizagens, e a repensar a atuação de todos os sujeitos envolvidos nesse processo, da casa, da unidade educacional e da Secretaria de Educação”, salientou Edilene Machado.

De acordo com a gestora, a formação dos profissionais não preparou ninguém para o momento atual. “Estamos buscando uma preparação para um mundo de inclusão, de tolerância à diversidade, igualdade de oportunidades e de sucesso. Não fomos preparados para o distanciamento social e o ensino híbrido. Temos, grandes desafios em nossa caminhada como seres humanos e como educadores”, salientou a secretária interina de Educação, Edilene Machado.

A coordenadora técnica de Ensino da Secretaria de Educação, Zileide Lucinda dos Santos, falou sobre a programação do seminário que abordará temáticas atuais, visando o fortalecimento do processo formativo e, com isso, contribuindo para reorganização da Política Educacional da rede municipal de Educação de Cuiabá. “As discussões decorrentes do seminário devem contribuir com o exercício permanente da melhoria da qualidade das ações educativas e o fortalecimento dos processos reflexivos dos educadores da rede. Por meio do encontro virtual, estaremos fazendo uma ampla discussão sobre a complexidade do novo papel da escola”, disse ela.

Programação

O IV Seminário Educação Básica como Direito da Rede Municipal de Educação de Cuiabá: Direito à Aprendizagem em Tempo de Isolamento Social terá início com um momento de interatividade, com a participação de assessores pedagógicos da Secretaria de Educação.

Logo após, acontecerá a abertura oficial do evento com a participação do prefeito Emanuel Pinheiro e da secretária interina de Educação, Edilene Machado.

O primeiro painel do seminário terá como tema “O Direito à Aprendizagem em Tempo de Isolamento Social: O protagonismo dos professores no uso das tecnologias aliadas aos processos pedagógicos — Desafio na Formação de Professores para esse novo Tempo”, com a palestrante Prof. Dra. Kátia Morosov Alonso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ao todo serão realizados quatro painéis com os temas, Transformações Curriculares em Tempo de Pandemia, com foco nas competências sócio emocionais na Primeira Infância; Os desafios para a formação e prática pedagógica dos professores frente ao Ensino Híbrido e a Educação de Pessoas Jovens, Adultos e Idosos no contexto da pandemia: reflexões e proposições.

A palestra de encerramento terá como tema, Competências socioemocionais necessárias no cotidiano dos profissionais da Educação. O 4º Seminário de Educação Básica é uma realização da Secretaria Adjunta, Diretoria Geral de Gestão Educacional, e Coordenadorias Técnica de Ensino, de Organização Curricular, de Formação, de Gestão e Legislação, de Programas e Projetos, de Educação Especial e de Educação à Distância, da Secretaria Municipal de Educação.

O evento poderá ser acompanhado pelos participantes nas plataformas @portaldaescolacuiabana e Canal do YouTube. Para os profissionais da rede pública municipal de Educação será necessário a realização de inscrição no evento para que seja possível a emissão de certificação. As inscrições podem ser feitas pelo link, https://bit.ly/2CwWqLf_IVSemEdBasMunCba2020, a partir das 17 horas.

Confira anexo a programação completa do IV Seminário Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Cuiabá: “Direito à Aprendizagem em Tempo de Isolamento Social”

Serviço

4º Seminário Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Cuiabá: “Direito à Aprendizagem em Tempo de Isolamento Social”

Data: 27 de julho

Horário: 08 às 19:30 horas

Local: Plataformas @portaldaescolacuiabana e Canal YouTube

Inscrições: no endereço eletrônico, https://bit.ly/2CwWqLf_IVSemEdBasMunCba2020, a partir das 17 horas desta quinta-feira (23).