Educação / WEBNARIO TEMÁTICO

11 de Agosto de 2020 17h40

Seminário online vai discutir as metodologias ativas no ensino da Língua Portuguesa e Matemática em espaços virtuais

11/08/2020

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Na próxima quinta-feira (13), no período da tarde, acontece o segundo Webnário Temático com o tema “O Trabalho com Habilidades de Língua Portuguesa e Matemática por meio de Metodologias Ativas em Espaços Virtuais”. O evento, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, faz parte da programação do IV Seminário da Educação Básica que este ano, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus, está acontecendo de forma virtual. Voltado para os profissionais da rede pública municipal de ensino, o webnário pode ser acompanhado pelo portal da Escola Cuiabana - @portaldaescolacuiabana -, no youtube.

A coordenadora técnica de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos disse que o tema deste segundo webnário surgiu da necessidade imediata dos profissionais discutirem novos processos na sua relação com os alunos. “A dinâmica do aprendizado no contexto educacional está passando por muitas transformações, sobretudo devido à facilitação do acesso às informações. O educador não é mais o único responsável pela exposição do conteúdo, a partir de agora ele se torna um intermediador do processo de  ensino-aprendizagem e isso vêm ganhando força com a necessidade de isolamento social. Este é um tema atual, que precisa ganhar visibilidade, e a reflexão sobre ele vai ajudar os profissionais, no dia a dia com seus alunos”, destacou.

O tema interessa especialmente aos professores envolvidos no Programa de Melhoria da Proficiência (PROMP).  Na rede pública municipal de Educação 3.950 estudantes do 4º Ano de 52 escolas participam do PROMP que atende as áreas de Língua Portuguesa e Matemática. As aulas são realizadas duas vezes na semana, na modalidade ensino à distância, e contam com o apoio do material estruturado, distribuído aos alunos, nos kits pedagógicos.

Programação

O Webnário Temático começa às 13:30 horas com a participação do grupo de interação e em seguida será aberto pela secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado e pela diretora de Gestão Educacional, Mabel Strobel.

O primeiro painel terá como palestrante a Profª. Ma. Jaqueline Fonseca Rodrigues que irá falar sobre “O trabalho com Habilidades de Língua Portuguesa e Matemática por meio de metodologias ativas em espaços virtuais (4º e 5º Ano)”.

Pedagoga, Mestre em Educação e Especialista em Orientação Educacional, Jaqueline Rodrigues é professora no ensino superior de pedagogia nas disciplinas, Avaliação e Planejamento Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico. Seu trabalho tem como foco os descritores da Educação Básica na formação de professores.

O segundo painel, às 15 horas, vai abordar o tema “Ensino Híbrido: Metodologias Ativas no desenvolvimento de atividades remotas para o Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e terá como palestrante o Prof. Helez Merlin. Formado em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Helez Merlin é especialista em gestão e implementação em Ensino a Distância (EAD), pela Universidade Federal Fluminense (UFF); TI para Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e MBA em Gestão de Projetos e Transformação Digital. Sua experiência profissional envolve as Metodologias Ativas, STEAM e Educação à Distância.

Os profissionais da rede pública municipal de ensino, em razão da emissão do certificado, devem fazer suas incrições no endereço,  https://bit.ly/3kDVGoT_WebnarioEdBasMunCba1308

 

Confira anexo, a programação completa:

 

Serviço

Webnário Temático: “O Trabalho com Habilidades de Língua Portuguesa e Matemática por meio de Metodologias Ativas em Espaços Virtuais”

Data: 13 de agosto

Horário: 13:30 horas às 17:30 horas

Inscrições: os profissionais da Rede Pública Municipal de Educação de Cuiabá devem se inscrever no endereço, https://bit.ly/3kDVGoT_WebnarioEdBasMunCba1308

Local: o webnario poderá ser acompanhado no @portaldaescolacuiabana no Youtube