/

24 de Agosto de 2010 10h00

Secretaria de Educação emite orientações sobre a baixa umidade do ar

24/08/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) enviou um documento a todas as escolas e creches do município com recomendações sobre as atividades pedagógicas e ações preventivas durante este período do ano, em que, segundo a Defesa Civil, a umidade relativa do ar tem se mantido abaixo dos 20%, o que pode ocasionar diversos problemas à saúde.

As orientações são pautadas em um alerta que a Defesa Civil enviou à SME, onde explica os fatores que contribuem para a queda da unidade do ar e as conseqüências para o bem estar físico e mental das pessoas, principalmente nas crianças e idosos.

Entre as recomendações às unidades de ensino da rede municipal, estão a suspensão de atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10 e 16 h, o incentivo à ingestão de líquidos e a umidificação dos ambientes, com disposição de recipientes com água.

As atividades que requerem desgaste físico nas aulas de Educação Física também devem ser substituídas por jogos em tabuleiros, filmes e palestras.

Os problemas de saúde que a baixa umidade do ar pode provocar são o ressecamento da pele, problemas respiratórios, sangramento no nariz, entre outros.  

 

Mais informações:
(65) 3645-6578