Educação / PARCERIA

06 de Agosto de 2021 13h05

Projeto vai reunir estudantes e professores no desenvolvimento de soluções em sustentabilidade a partir da tecnologia e da cultura

06/08/2021

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Educação, e o Instituto Grupo Boticário vão implantar na rede pública municipal de ensino o projeto Arte, Cultura e Sustentabilidade. De iniciativa do Grupo Boticário, o projeto visa desenvolver espaços pedagógicos de fomento à educação em 15 escolas públicas em todo o país. Em Cuiabá, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Cerutti, foi selecionada para receber o projeto.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins explicou que o espaço imersivo que será criado dentro da unidade, vai promover a integração da comunidade escolar, e poderá ser utilizado por outras unidades da rede pública municipal de Ensino. “Nele serão realizados encontros que irão subsidiar o desenvolvimento de soluções conjuntas em sustentabilidade a partir da tecnologia, da arte e da cultura, por meio de atividades lúdicas, com a utilização de jogos interativos digitais e táteis, a fim de despertar a curiosidade dos estudantes sobre os temas ligados à sustentabilidade”, disse Marcela Rezende.

O espaço pedagógico que será instalado pelo Instituto Grupo Boticário e Yabá Consultoria tem 30m², no formato de um cubo, composto por aproximadamente 2.2 toneladas de plástico reciclado. O espaço receberá mobília interna, feita a partir de materiais sustentáveis e serão entregues às escolas já prontos para uso, sem custos para os Municípios.

O projeto segue a mesma tecnologia utilizada nas oito lojas sustentáveis do Grupo Boticário que no final de 2020, inaugurou sua primeira pop up sustentável, no Parque Ibirapuera, feita com cerca de três toneladas de plástico reciclado, o equivalente a, aproximadamente, 60 mil garrafas PET.

De acordo com Marcela Rezende, os professores envolvidos nas atividades participarão de uma capacitação virtual, por meio de cursos online (vídeo aulas) sobre temáticas relacionadas ao projeto e acesso a plataforma tecnológica com atividades educativas (por faixa etária). Além disso, a unidade escolar poderá ser engajada em um evento virtual, que promoverá a troca de experiências.

“O projeto tem um cunho pedagógico importante para o processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes e, oportuniza para a comunidade escolar, a utilização de forma consciente dos recursos naturais, preservando para as próximas gerações. Além disso, é um exemplo de como a arte, a cultura e a tecnologia podem ser caminhos para discutirmos a sustentabilidade, garantindo impactos positivos, para o ser humano e o meio ambiente”, disse Marcela Rezende.

Visando a instalação do espaço pedagógico, em junho a EMEB Madre Marta Cerutti recebeu a visita técnica da consultora Leticia Men, da Yabá Consultoria, responsável pela montagem do cubo.