Educação / #ALUN@EMREDE

11 de Agosto de 2020 17h28

Projeto da Prefeitura de Cuiabá dá voz aos alunos da rede pública municipal de ensino

11/08/2020

MARIA BARBANT

Ilustração/Assessoria

Arquivo

Cada canto uma história, qual história você quer contar? Os alunos da rede pública municipal de ensino de Cuiabá vão falar sobre as experiências que estão vivendo neste momento de pandemia. O Projeto “#ALUN@EMREDE”  tem como objetivo fazer com que os estudantes mostrem, por meio de vídeos, as histórias que marcam seus espaços familiares neste momento de isolamento social.

A secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado disse que o projeto valoriza as narrativas dos alunos e oportuniza a eles, o protagonismo infanto-juvenil. “Os alunos poderão utilizar diferentes formas de expressão para contar suas experiências. Com isso estaremos estimulando a melhor saúde psicoemocional da criança e da família, e possibilitando um espaço de criação, de difusão de conhecimentos e troca de experiências, oferecendo momentos de alegria e descontração”, explicou Edilene Machado.

A meta da Secretaria de Educação é atingir a participação efetiva de 50% das unidades educacionais da rede pública municipal nas modalidades da Educação Infantil (Pré Escola I e II) e do Ensino Fundamental, num prazo de um mês, já que nem todas as crianças têm as condições favoráveis para participar.

Serão três categorias, a primeira reunirá a produção dos alunos da Educação Infantil (Pré Escola I e II). A segunda categoria os alunos dos Anos Iniciais (1º ao 5º Ano) e a terceira categoria, os alunos dos Anos Finais (6º ao 9º Ano).

“O projeto complementa as ações que estão sendo desenvolvidas pelos professores da rede municipal em meio a realidade atual, em especial os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em relação à Educação Infantil, e as habilidades dos componentes curriculares da área de Linguagens, para o Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e a Política Educacional da Escola Cuiabana”, destacou a coordenadora técnica de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Jane Regina Silva da Costa explicou como as crianças podem participar.   “O aluno deverá primeiro escolher a temática do seu vídeo e decidir, se vai  contar histórias sobre seu cotidiano familiar, mostrar uma brincadeira ou habilidade esportiva, declamar uma poesia, interpretar, cantar, dançar ou dramatizar. O vídeo deverá ter no máximo três minutos e poderá ser feito com máquina fotográfica digital, filmadora, tablete ou aparelho celular lembrando que nesse caso, o aparelho celular deve estar na horizontal, ou seja, deitado”, explicou a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Jane Regina Silva da Costa.

Cada unidade educacional terá que selecionar no máximo três vídeos por categoria. Os vídeos deverão ser enviados para o e-mail da Coordenadoria de Programas e Projetos (cpp.educacao@cuiaba.mt.gov.br), junto com o termo de autorização e liberação do uso de imagem e ficha de identificação.

O projeto, com todas as orientações e normas do “#ALUN@EMREDE”  já foi encaminhado para as unidades educacionais, que podem fazer as inscrições até esta terça-feira (12).

De 24 de agosto até o dia 4 de setembro os alunos devem enviar seus vídeos e nos dias 16 a 18 de setembro, será entregue a premiação.

A premiação acontecerá por meio de sorteio que será realizado no dia 15 de setembro. A entrega do prêmio ainda sem local e hora definidos terá a participação de um representante da unidade educacional. Será sorteado um smartphone por categoria.

Os vídeos selecionados serão divulgados no Portal da Escola Cuiabana, na plataforma do Youtube.

 

 

SERVIÇO

Projeto “#ALUN@EMREDE”

Inscrição – até o dia 12 de agosto pelo e-mail, cpp.educacao@cuiaba.mt.gov.br

Período para envio dos vídeos – 24/08 a 09/09

Sorteio dos prêmios – 15/09 pelo link, link: https://meet.google.com/ctu-djpe-czp

Entrega da premiação – 16 a 18/09, em local e hora ainda a ser definido