Educação / SEMANA PEDAGÓGICA 2021

27 de Janeiro de 2021 10h05

Programas de Alfabetização e de Inteligência Socioemocional são temas da Semana Pedagógica nesta manhã

27/01/2021

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Prossegue nesta quarta-feira (27) a Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2021. Na programação desta manhã, estão sendo realizados os ciclos de estudos iniciados ontem (26). Hoje serão apresentados os Relatórios dos Programas de Alfabetização Cuiabano (ProAC) e de Inteligência Socioemocional (Escola da Inteligência).

O Programa de Alfabetização Cuiabano envolve ações articuladas de formação continuada, monitoramento e avaliação da aprendizagem, visando garantir a aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento, conforme preconiza a política educacional do Município, a Escola Cuiabana.

O ProAC teve início em 2018, a partir da Prova Cuiabá e outras avaliações externas. Em 2019, foi implementado nos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental e em 2020 ampliado para abranger também os 3º Anos.

O Programa Inteligência Socioemocional, baseado na metodologia da Teoria Multifocal de Augusto Cury, trabalha com ferramentas que promovem o desenvolvimento emocional dos estudantes e professores, melhorando o processo de ensino e aprendizagem.

O programa contemplou inicialmente 08 unidades educacionais e 5 mil alunos. Já em 2019, esse número cresceu e 30 unidades educacionais, 596 professores e aproximadamente 16.042 estudantes já estavam sendo atendidos. Atualmente atende todos os estudantes da rede pública municipal a partir dos 4 anos de idade abrangendo todas as escolas, da Educação Infantil ao 9º Ano, com mais de 42 mil estudantes.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado destacou a importância dos programas desenvolvidos na rede pública municipal de Educação. “Tanto o Programa de Alfabetização como o de Inteligência Socioemocional, além de outros que desenvolvidos na rede pública municipal de Educação fortalecem o processo ensino aprendizagem dos nossos estudantes contribuindo para assegurar a eles o direito de aprendizagem,  contribuindo positivamente para a qualidade da Educação oferecida pelo Município, uma das prioridades da gestão Emanuel Pinheiro”, destacou a secretária de Educação, Edilene Machado. 

Programação

Na programação da Semana Pedagógica o período da tarde desta quarta-feira será livre. Na quinta-feira (28), o Ciclo de Estudos terá palestras voltadas para as orientações administrativas, financeiras e pedagógicas.

No dia 29, sexta-feira, será apresentado o Sistema de Gerenciamento da Escola Cuiabana (Sigeec) para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, para as equipes gestoras das unidades educacionais.

E no dia 5/02, das 09 as 11 horas, será realizada a Aula Inaugural do Ano Letivo 2021 com a participação de autoridades municipais. Em seguida, a profª. Drª. Emília Cipriano profere a palestra magna “O Conhecimento necessário para formação humana na contemporaneidade”.

 

Serviço

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2021

Data: 25/01 a 5/02

Local: transmissão pelo @portaldaescolacuiabana, no YouTube