Educação /

01 de Março de 2011 09h00

Profissionais da educação participarão de oficinas de contação de histórias promovidas pela CUFA-MT

01/03/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Professores e Técnicos em Biblioteca da Regional Sul participarão, nos próximos três meses, de oficinas de contação de histórias e dramatização promovidas Central Única das Favelas – MT (CUFA-MT) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME).

Denominada “Trançando Histórias” e “O Teatro na Escola Através de Contação de Histórias”, a formação tem o objetivo de capacitar esses profissionais no desenvolvimento de atividades como alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental para que incentivem a produção e difusão das artes por meio de uma proposta elaborada de aprendizado e apreciação de contos por meio da Narrativa Oral cênica, da leitura dramatizada e de técnicas de básicas de encenação teatral.

Entre as atividades que serão desenvolvidas nos encontros estão as físico-motoras, histórias livres sobre experiências de vida e recursos auxiliares na contação de histórias. “Além disso, também trabalharemos uma fase teórica que, posteriormente, aplicaremos em prática”, explica Mazé de Oliveira, idealizadora do projeto e instrutora das oficinas.

O trabalho, segundo Mazé, nasceu da dificuldade que ela percebeu nos educadores em contar histórias e estimular a ludicidade nos alunos. “A partir daí, pensei numa proposta para esses profissionais, que resultou nessas oficinas”.

Segundo a coordenadora, esse trabalho desperta nas crianças um lado de criação e imaginação que é latente e que cabe aos educadores despertar. “Essas atividades ajudam no enriquecimento interior e, assim, na ampliação do universo. Também trabalha a imaginação e a comunicação. O teatro e a história têm as chaves para abrir portinhas que estão lá fechadas dentro de cada criança e devem ser exploradas”.

Para a secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, a parceria com a CUFA-MT é ‘um presente’ para os profissionais da rede contemplados com o projeto. “A arte de contar histórias desperta nas crianças diversos sentimentos e emoções. Elas se vêem nos personagens e são instigadas a ler. E a criança que lê, reflete e reconstrói a realidade por meio do agir e do pensar. Essas são habilidades para o exercício da cidadania”, analisou.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578