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09 de Julho de 2010 18h00

Profissionais da educação da capital discutem Ideb

09/07/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria/SME

Colocar a educação da capital entre as cinco melhores do país. Esse é objetivo dos profissionais da educação de Cuiabá, que se reuniram hoje (09/0), no hotel Fazenda Mato Grosso, para discutir as estratégias de melhoria na qualidade do ensino público do município pautados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira.

Os núemros mostram que a educação no município de Cuiabá melhorou de forma expressiva nos últimos anos.


Nas séries finais do Ensino Fundamental, a capital obteve 4.1, superando a projeção do MEC de 3.3 para este ano. Isso eleva o município do 14º para o sétimo lugar e alcança a meta estabelecida para 2013.

Nas séries iniciais, o objetivo estabelecido para 2009 foi de 4.1, mas os indicadores apontam que rede de ensino do município obteve a projeção traçada para 2011, ou seja, 4,5. Esses números revelam que Cuiabá está acima da média nacional, que é de 4,4.


Na avaliação do secretário municipal de educação, Permínio Pinto Filho, diversos são os fatores que promoveram o avanço na educação pública da capital. Entre eles, o secretário destacou a definição de uma política educacional para o município, as metas estabelecidas pelas unidades de ensino para a aprendizagem, a formação continuada de professores e equipe gestora das escolas e a política salarial de valorização dos trabalhadores da área. “Esses aspectos são muito importantes, mas temos que destacar fundamentalmente o envolvimento e o compromisso dos profissionais da educação. “O sucesso desses resultados é de vocês”, disse.


“Reconhecemos o avanço que tivemos, mas ainda não chegamos ao que queremos, que é estar entre as cinco capitais brasileiras em qualidade de ensino”, afirmou a secretária adjunta de educação, Julieta Ribeiro Domingues, durante o encontro.

De acordo com Julieta, a partir dos dados do Ideb, cada escola analisará o próprio desempenho e desenvolverá um plano de intervenção particularizado para superar as dificuldades no processo de aprendizagem. “O importante para nós não é o rankeamento das escolas, mas identificar suas fragilidades para construirmos soluções, por meio de um conjunto de ações, para a melhoria da qualidade de ensino, que é o que buscamos.”A escola municipal Tereza de Benguela obteve, em 2007, 5.0 no Ideb. Nos dados do instrumento de avaliação divulgados este ano, a unidade saltou para 5.9 nas séries iniciais.

A coordenadora pedagógica da escola, Eudinéia Oliveira Silva, diz “que não há segredo” para a excelência do trabalho implementado pelos profissionais que lá atuam. “Não trabalhamos voltados para os números do Ideb. Todas as nossas ações são desenvolvidas de forma coletiva e nosso foco é a aprendizagem. Uma coisa importante de se destacar é o fato dos profissionais da escola trabalharem lá há pelo menos dez anos. Isso fortalece nossas relações e se reflete no ensino”.


Essa união, de acordo com a secretária da Tereza de Benguela, Iracema Dias, se dá em todos os segmentos profissionais da escola. “Não temos nada de diferente, apenas a organização, compromisso e o apoio da família, que é fundamental para o sucesso do nosso trabalho”, destacou.

 


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(65) 3645-6578