/ FORMAÇÃO CONTINUADA

28 de Julho de 2020 06h06

Profissionais cuiabanos e de outros estados acompanham painéis do Seminário da Educação Básica

28/07/2020

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

O Seminário de Educação Básica da Rede Pública Municipal de Educação apresentou, no período da tarde desta segunda-feira (27), o painel “Transformações Curriculares em Tempo de Pandemia com foco nas competências sócias emocionais na Primeira Infância”. A atividade teve como palestrante Karla Lopes Borges, consultora do Programa Escola da Inteligência, de Goiás (GO).

Karla Borges falou sobre os desafios que o Ensino vive neste momento, sem deixar de olhar a criança como tal, incentivando o seu protagonismo no processo ensino aprendizagem. “Não podemos deixar de ter o cuidado no trabalho com as crianças, olhar para elas como crianças, não deixando de lado a nossa capacidade de ser, de estar e de atuar com a criança, incentivando a sua integralidade e construindo uma nova escola, lembrando sempre que a meta é garantir a educação integral”, disse ela. 

Para a consultora, a educação das crianças muito pequenas dentro dessa nova realidade deve respeitar as especificidades regionais e a realidade de cada aluno. “O ensino hibrido é uma tendência. Já fazíamos antes, agora estamos fazendo com intencionalidade e conhecimento”, disse Karla Borges.

Sobre os impactos positivos da educação sócio emocional, a professora destacou que a meta é tornar esse sujeito mais seguro, com maior controle das suas emoções, e empatia. “Precisamos trabalhar no fortalecimento desse indivíduo em todas as suas competências, desenvolver a empatia e tudo isso tem que estar presente nas experiências que estamos proporcionando as crianças. Como agentes de transformação precisamos potencializar de fato esse processo e investir na educação, a fim de garantir as aprendizagens”, disse Karla Borges.

Abertura

Pela manhã, o seminário contou com a presença online do prefeito Emanuel Pinheiro, que abriu oficialmente o evento saudando os participantes e agradecendo a dedicação e o compromisso dos profissionais da Educação. “Mesmo com a suspensão das atividades presenciais nas 164 unidades educacionais da rede pública municipal de Cuiabá, os profissionais da educação estão enfrentando o desafio de manter o processo ensino aprendizagem junto aos 52 mil alunos da rede”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado, num ambiente montado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com todos os cuidados exigidos de biossegurança e de distanciamento social, se solidarizou com as famílias atingidas pela Covid-19, que perderam seus entes queridos, agradeceu o empenho dos profissionais lembrando a responsabilidade assumida pela gestão, com a Educação e a parceria do Conselho Municipal de Educação e do Sindicato dos Profissionais da Educação de Cuiabá.

“Estamos isolados socialmente, mas conectados e, graças a essa conexão, continuamos o nosso processo ensino aprendizagem. Por meio deste seminário refletimos sobre as ações desenvolvidas no primeiro semestre e pensamos as atividades do segundo semestre neste momento de renovação, desse reinventar, onde as conquista são de todos os profissionais da educação que estão se superando, na reorganização do conhecimento, dos espaços e do currículo”, ressaltou a secretaria interina de Educação, Edilene Machado.

A gestora falou sobre a construção do Programa @portaldaescolacuiabana, por meio do qual está sendo possível atender os alunos matriculados na rede pública municipal de ensino com a utilização de diversas plataformas no modelo de ensino a distância. “O Programa @portaldaescolacuiabana pensado a princípio para atender os alunos do ensino fundamental em função das suas especificidades expandiu para alcançar a meta de atender 100% dos alunos da rede pública municipal de Cuiabá”.

Sobre a retomada das atividades presenciais nas unidades de ensino, Edilene Machado disse que a Secretaria Municipal de Educação vem desde maio trabalhando num plano estratégico. “Nosso objetivo é retornar as atividades presenciais das escolas, de forma gradual e segura. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação já realizou a formação dos Técnicos em Nutrição Escolar (TNEs), Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDIs) e Auxiliares de Serviços Gerais (ASGs), e está preparando as escolas com a instalação de equipamentos de biossegurança e adotando todas as medidas recomendadas pelas autoridades médicas e sanitárias, atendendo a uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro”, destacou Edilene Machado.

Palestras

O Seminário da Educação Básica reuniu mais de 6 mil profissionais de Educação de Cuiabá, Várzea Grande, Alto Paraguai, Itiquira, Santo Antônio do Leverger, Santa Rita do Trivelato, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e outros estados brasileiros, como Rondônia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Alagoas.

Na programação da tarde aconteceram os painéis “Os desafios para a formação prática pedagógica dos professores frente ao Ensino Híbrido”, com a Profa. Dra. Filomena Monteiro, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, “A Educação e as tecnologias em tempo de pandemia: Um novo fazer nos processos de ensino e aprendizagem”, com a Profa. Dra. Daniela Macambira, consultora da Editora Aprender.

À noite, a partir das 18:30 horas, o quarto painel vai discutir o tema “Educação de Pessoas Jovens, Adultos e Idosos no contexto da pandemia: reflexões e proposições”, com o Prof. Dr. Luis Augusto Passos e a psicóloga Edna Fernandes do Amaral.

Encerrando o seminário, às 19:30 horas, aconteceu a palestra motivacional “Competências sócio emocionais necessárias no cotidiano dos profissionais da Educação com o palestrante Dieikson de Carvalho.

Participaram do 4º Seminário da Educação Básica a diretora geral de Gestão Educacional, Mabel Strobel, a coordenadora técnica de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos e assessores pedagógicos.

O 4º Seminário de Educação Básica foi realizado pela Secretaria Adjunta, Diretoria Geral de Gestão Educacional, e Coordenadorias Técnica de Ensino, de Organização Curricular, de Formação, de Gestão e Legislação, de Programas e Projetos, de Educação Especial e de Educação à Distância, da Secretaria Municipal de Educação.

O evento foi acompanhado e as palestras estão disponíveis na plataforma @portaldaescolacuiabana, no Canal do YouTube.