Educação / KIT ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

30 de Março de 2021 08h40

Prefeitura inicia a entrega da sétima etapa do kit da alimentação escolar para alunos beneficiários do Bolsa Família

30/03/2021

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira a entrega nas unidades educacionais do campo, da sétima etapa dos Kits da Alimentação Escolar. Cerca de 18 mil alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, atendidos pelo Programa Bolsa Família, vão receber os kits. A ação coordenada pela primeira-dama Márcia Pinheiro já distribuiu em cinco etapas, desde no ano passado, quando as atividades presenciais nas unidades foram suspensas em razão da pandemia provocada pelo novo coronavirus, 66.062 kits e em dezembro para 100% dos alunos.

O prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre a difícil crise que todos estamos passando e destacou que o momento é de humanidade, empatia e solidariedade. “Esta é acima de tudo, uma ação humanitária, de solidariedade e de empatia para com aqueles que mais precisam do poder público e da Prefeitura de Cuiabá. Não estamos medindo esforços e, temos trabalho dia e noite, para atender em especial os nossos alunos que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade. Sabemos que o momento é bastante difícil, mas, com fé e coragem vamos superar a pandemia e sairmos dela mais fortes”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

As entregas começaram pelas nove unidades do campo e, ao longo da semana, continuarão de forma regionalizada, nas unidades urbanas. O Kit da Alimentação Escolar é composto por produtos não perecíveis e, a cada entrega serão complementados por uma proteína e fruta. Nessa etapa foram acrescentadas uma dúzia de ovos e laranjas. Esses itens já fazem parte do cardápio da alimentação escolar da rede pública municipal de Educação, e inclui arroz, feijão, macarrão, óleo, farinha, biscoito e leit. No kit também estão sendo entregues produtos de higiene (sabão em barra e sabonete), para cada estudante. 

A secretária de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado lembrou que a ação foi determinada pelo Prefeito Emanuel Pinheiro no ano passado e integra um conjunto de medidas adotadas pela gestão, reunidas num Termo de Medidas Compensatórias Educacionais, assinado junto ao Ministério Público, para o período de suspensão das atividades presenciais.

"Estamos iniciando a sétima etapa da entrega dos Kits da Alimentação Escolar para os estudantes em situação de maior vulnerabilidade. Sabemos o quanto esse kit é importante para os estudantes atendendo algumas necessidades mais urgentes”, destacou a secretária de Educação, Edilene Machado.

Após a entrega dos kits nas unidades educacionais os gestores escolares vão fazer a entrega aos pais, de forma segura e em dias e horários definidos, para que não haja aglomerações e de forma a cumprir as orientações dos órgãos de saúde e da vigilância sanitária.

Reforçando as orientações passadas aos profissionais durante as formações,  a Secretaria Municipal de Educação produziu um vídeo destacando o passo a passo da preparação das unidades para a entrega dos kits, com segurança e  atendendo as medidas de biossegurança.

Nas unidades o espaço será organizando de forma a manter o distanciamento de pelo menos 1,5 metros entre as pessoas, os profissionais deverão usar mascaras luvas e protetor facial e, será disponibilizado aos pais tapetes sanitizantes e álcool em gel. Lembrando que o uso de mascaras de proteção é obrigatório.