Educação / MATRÍCULA WEB 2021

10 de Dezembro de 2020 07h00

Prefeitura de Cuiabá prevê ofertar mais de 4 mil vagas para alunos novos de 0 a 3 anos e 11 meses

10/12/2020

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

O período de solicitação de matrícula na rede pública municipal de Educação de Cuiabá para o ano letivo 2021 será de 15 a 18 de dezembro para alunos novos na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses e, de 5 a 8 de janeiro de 2021 para alunos novos a partir de 4 anos de idade. Tanto a solicitação como a matricula deverão ser feitas pelo portal Matrícula Web, que será disponibilizado no site da Prefeitura. 

Para o ano letivo 2021, a previsão da Prefeitura Municipal de Cuiabá é de ofertar 4.204 vagas na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses.

As matrículas poderão ser solicitadas para as unidades educacionais de creches, Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEICs), Centros  Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e para o Centro Emergencial de Educação Infantil Portal da Fé, de acordo com as vagas existentes.

Para facilitar o acesso dos pais ou responsáveis, nos dias 15 e 16 de dezembro devem ser solicitadas matrículas para unidades educacionais localizadas nas Regionais Norte e Leste; e nos dias 17 e 18 de dezembro,  para as unidades localizadas nas Regionais Sul e Oeste.

“A partir de 2017 a gestão Emanuel Pinheiro implantou o Matrícula Web, um Sistema de Gestão Educacional online que tem por objetivo eliminar a necessidade dos pais permanecerem em longas filas de espera por dias e ao relento, além de organizar o cadastro de demanda por vagas, tornando o processo de matrícula muito mais humanizado”, explicou a secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado.

O procedimento é simples, os pais ou responsáveis preenchem um cadastro com informações e a solicitação de matrícula no Portal Matrícula Web. Essa solicitação é analisada pela Coordenadoria Permanente de Organização da Demanda Escolar (Cepode), conforme os critérios estabelecidos no Decreto Nº 6.293, de junho de 2017, que determina ser prioridade do Município a oferta de vagas para as crianças com deficiência, as beneficiárias do Programa Bolsa Família e aquelas provenientes de famílias de baixa renda, nessa ordem e, para o desempate, a distância da unidade educacional em relação à residência da criança. 

As solicitações de matrícula que excederem o número de vagas disponíveis ficarão na listagem sequencial (aguardando vaga) e, serão atendidas conforme a disponibilidade de vagas. 

Os pais ou responsáveis cujas matriculas serão atendidas de imediato deverão comparecer nas unidades educacionais com os documentos necessários, no prazo de três (03) dias úteis a partir da divulgação da listagem, no dia 25/01/2021. A confirmação de matrícula nas unidades educacionais começa a partir do dia 26/01/2020.  

A listagem final será divulgada no site da Prefeitura de Cuiabá e afixada nas unidades educacionais.