Educação / GESTÃO HUMANIZADA

04 de Junho de 2020 15h01

Prefeitura de Cuiabá inicia a entrega da terceira etapa dos Kits da Alimentação Escolar para alunos do Programa Bolsa Família

04/06/2020

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta quinta-feira (4) a entrega nas unidades educacionais da terceira etapa dos Kits da Alimentação Escolar. Os kits estão atendendo a 18 mil alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, beneficiários do programa federal Bolsa Família. Os kits são entregues nas unidades educacionais e as equipes gestoras das unidades, organizam a entrega dos alimentos aos pais ou responsáveis pelos alunos.

Até a próxima terça-feira (9), de acordo com a previsão da Coordenadoria de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, os kits serão entregues nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), unidades de creche e Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEICs). Em seguida, nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e unidades do campo. A ação é coordenada pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

Os kits são compostos por 7 itens, que já fazem parte do cardápio da merenda escolar da rede pública municipal de ensino, e contém produtos não perecívis como  arroz, feijão, macarrão, óleo, fubá ou farinha, leite, biscoito doce ou salgado e também itens de higiene, sabonete e três barras de sabão.

A secretária adjunta de Educação, Edilene Machado lembrou que a entrega dos kits é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro para atender os alunos em situação de maior vulnerabilidade social. “Assim que os kits chegam nas unidades educacionais, as equipes gestoras organizam a entrega aos pais ou responsáveis que são avisados do dia e hora que devem buscar os alimentos. É importante lembrar que essa organização é necessária para que não haja aglomeração e para que as  unidades possam se preparar, para receber os pais ou responsáveis,com toda a segurança, a fim de evitar a propagação da Covid-19”, disse Edilene Machado.

Nas unidades todos os cuidados de biossegurança são observados, como distanciamento,  uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel e os pais devem utilizar máscaras, quando forem retirar os kits.

A secretária adjunta Edilene Machado destacou também que os Kits da Alimentação Escolar são distribuídos por cada criança e, em quantidade suficiente para 15 dias.

Para receber o Kit da Alimentação Escolar, os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão do CAD Único e o comprovante do pagamento do último benefício.

Com mais essa ação, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Educação somará 54 mil Kits da Alimentação Escolar entregues a alunos beneficiários do Bolsa Família, desde o início da pandemia em março, quando o executivo Municipal determinou a suspensão das atividades presenciais nas unidades educacionais, entre outras medidas, a fim de conter a disseminação do coronavirus na Capital.