Educação / KIT ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

20 de Abril de 2020 12h22

Prefeitura de Cuiabá entrega kits da Alimentação Escolar para alunos da rede pública de Educação

20/04/2020

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A primeira dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro visitou na tarde da última sexta feira (17) a Coordenadoria de Alimentação Escolar onde trabalhadores estão separando os itens que fazem parte dos kits da Alimentação Escolar que serão entregues a 18 mil alunos da rede pública municipal de educação atendidos pelo programa Bolsa Família. Assim como aconteceu no início do isolamento domiciliar, em março, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Educação, entregará os kits nas unidades escolares onde os alunos estão matriculados e as equipes gestoras organizarão a distribuição aos pais, a fim de evitar aglomerações. 

Os kits começam a ser entregues após o feriado do dia 21 de abril, dia de Tiradentes.

"Estamos acompanhando a montagem dos kits da Alimentação Escolar que serão distribuídos aos alunos matriculados na rede pública municipal de Educação, atendidos pelo programa Bolsa Família, a fim de amenizar os impactos sociais do isolamento, imposto pelas medidas de contenção ao conronavírus. A gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro não poderia deixar de atender às crianças mais vulneráveis, neste momento difícil", disse ela. 

A primeira dama Márcia Pinheiro, lembrou aos pais que os kits serão entregues para cada aluno atendido pelo Bolsa Família, ou seja, se a família tem dois filhos matriculados na rede e atendidos pelo programa, serão entregues dois kits.

"Esta é uma ação humanitária da gestão Emanuel Pinheiro. Sabemos das dificuldades que essas famílias estão passando neste momento e o kit da Alimentação Escolar, junto com os produtos de higiene, atendem algumas necessidades mais urgentes", disse a primeira dama Márcia Pinheiro. 

O kit da Alimentação Escolar é composto por 7 produtos que já fazem parte do cardápio da rede pública municipal de Educação e inclui arroz, feijão, macarrão, óleo, fubá ou farinha, leite - para alunos das creches, Centros de Educação Municipal Cuiabano (CEICs) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) - e, biscoito doce ou salgado. Desta vez, serão entregues também ítens de higiene, sabonete e três barras de sabão além de orientações sobre higiene pessoal.

A secretária adjunta de Educação, Edilene Machado acompanhou a visita da primeira dama Márcia Pinheiro e explicou como os kits serão entregues aos pais. "Para receber o kit da Alimentação Escolar, os pais ou responsáveis devem apresentar na unidade educacional, após o contato da equipe gestora, o cartão do CAD Único e o documento que comprova o último pagamento do Bolsa Família. Lembrando à população que mantenha os hábitos de higiene, lavando sempre as mãos com água e sabão e, se puder, fique em casa. Se não, ao sair às ruas, use máscara e álcool em gel".

Edilene Machado disse também que a entrega dos kits da Alimentação Escolar faz parte de um conjunto de ações implementadas pela gestão Emanuel Pinheiro em relação à Educação, que incluem aulas a distância (EAD), via whatsapp ou sms e também aulas via tv aberta, que devem ser transmitidas a partir da proxima quarta-feira, dia 22. "Estamos adotando soluções alternativas a fim de que as atividades pedagógicas cheguem aos 53 mil alunos matriculados na rede pública. Assim como a distribuição dos kits é importante para a alimentação dos alunos, a manutenção do contato e da rotina pedagógica, é importante para o processo ensino aprendizagem, dos nossos alunos", destacou a secretária adjunta de Educação.