Educação /

21 de Julho de 2011 16h56

Prefeito lança obras de 07 Centros de Educação Infantil

21/07/2011

Waldemir Félix/Assessoria

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo e o secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, lançaram na tarde desta quinta-feira a construção de 07 Centros de Educação Infantil na Capital. A solenidade, realizada no auditório Maestro China, da SME, foi prestigiada por vereadores, secretários municipais, diretores de escolas e presidentes de associações de moradores de bairros que serão beneficiados com as unidades de ensino.

Os Centros de Educação Infantil seguem um projeto-padrão, desenvolvido em parceria entre a Universidade de Brasília (UNB), e o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com recursos financiados pelo programa Proinfância. O atendimento à educação infantil, de responsabilidade do município, é ofertado em duas etapas: creche (0-3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos).

Cada centro de educação infantil tem capacidade para atender 224 crianças de zero a 5 anos e 11 meses, divididos no sistema Creche I (0 a 18 meses), Creche II (18 meses até 3 anos), Creche III (3 anos até 4 anos) e Pré-Escola, que atende as crianças na faixa etária de 4 até 5 anos e 11 meses.

Os 07 bairros beneficiados são: Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras e Pedra 90. Segundo o secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, os investimentos na construção das 07 unidades somam R$ 9.310.000,00, oriundos do Proinfância.

Além dessas 07 unidades, outras quatro já estão em construção em Cuiabá, nos bairros Jardim Liberdade, Passaredo, Pedra 90 e Paiaguás. Somando essas quatro unidades em construção com os 07 centros lançados pelo prefeito, os investimentos sobem para R$ 13.370.000,00.

O secretário Permínio Pinto Filho ressalta que o Centro de Educação Infantil do Jardim Liberdade será inaugurado em agosto próximo e os outras três unidades em obras serão entregues até o final do ano. Com relação aos 07 centros lançados nesta quinta-feira Perminio informou que serão entregues no próximo ano. O prefeito Chico Galindo fez um agradecimento ao governo federal "que vem investindo e contribuindo para que Cuiabá possa ampliar o número de vagas para creches e educação infantil".

As edificações oferecem toda estrutura necessária para o atendimento das crianças. Os prédios serão divididos em setor administrativo, bloco de serviços, bloco pedagógico e bloco multiuso. O segmento pedagógico terá duas salas para cada faixa etária, totalizando oito salas, além de espaço para leitura e informática, repouso, alimentação e outros espaços onde as crianças desenvolverão suas atividades durante o tempo em que permanecerem nos Centros de Educação Infantil.

Mais informações:
(65) 3645-6578