Educação / INAUGURAÇÃO

14 de Agosto de 2020 12h40

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega CEIC Rosângela Campos no bairro Pedregal

14/08/2020

MARIA BARBANT

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou na manhã desta quinta-feira (13) a obra de reforma geral e ampliação do novo Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Rosângela Campos. Localizada no bairro Pedregal, a unidade tem capacidade para atender 120 crianças, do berçário ao Jardim I e II (de 0 a 3 anos e 11 meses). O CEIC, totalmente climatizado, traz uma novidade, a partir de agora, as estruturas de ensino da rede publica municipal vão receber carteiras e brinquedos adaptadas às crianças com deficiência.

“Este é um gesto de carinho, de amor e de pura humanização”, salientou o prefeito Emanuel Pinheiro. Além da climatização de todas as salas de aulas, um compromisso assumido com a população e que vem sendo cumprido com o Programa Climatizar é Humanizar, as unidades passarão a receber o material adaptado. 

“A partir de agora, estamos adquirindo para toda a rede, as carteiras e brinquedos adaptados às nossas criancinhas cadeirantes ou portadoras de alguma deficiência. Com isso, além de estarmos buscando a inclusão e a justiça social, é mais um gesto de amor, de humanização e de preocupação com o nosso maior patrimônio, que são os nossos filhos”, anunciou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O novo CEIC é o terceiro a ser entregue à população na gestão Emanuel Pinheiro e leva o nome da mãe do ex — secretário de Educação do Município, Alex Vieira Passos, Rosângela Campos, a Dona Rosinha, como era conhecida e que faleceu em outubro do ano passado.

Obras

As obras foram iniciadas em março deste ano, com um investimento de R$ 336.758,00, em recursos próprios do Município. Com a reforma geral e ampliação, a unidade passa a ter mais uma sala de atividades de 55 m², totalizando cinco salas, banheiro infantil (masculino e feminino), banheiro para o berçário, sanitário para os funcionários, um depósito maior para material de limpeza e área de serviço.

Com a reorganização do espaço escolar a unidade tem agora uma brinquedoteca. O playground foi revitalizado e a unidade recebeu urbanização e jardinagem, e novos calçamento e abrigo de lixo, de acordo com as normas municipais. O sistema de gás, tanto o abrigo como a tubulação foi revisado, assim como a parte elétrica e hidráulica. Todo o telhado foi trocado e o piso de alguns ambientes.

O setor administrativo, que inclui as salas da diretoria, coordenadoria e de professores foi reorganizado assim como a cozinha, dispensa e o refeitório, possibilitando a implantação de um lactário, de acordo com as normas e orientações da Coordenadoria de Nutrição Escolar. O CEIC Rosângela Campos ganhou ainda novos mobiliários, equipamentos e utensílios de cozinha, além de pintura.

Por meio do Programa Climatizar é Humanizar está totalmente climatizado, com a instalação de 10 novos aparelhos de ar condicionado (três de 30 mil BTUs, três de 18 mil BTUs, dois de 36 mil BTUs e dois de 9 mil BTUs).

Educação de qualidade

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que as ações visam melhorar ainda mais a qualidade do ensino na rede pública municipal e dar melhores condições de trabalho aos servidores e profissionais da Educação e atender com mais carinho, segurança e conforto os alunos.

Durante a entrega, o prefeito Emanuel Pinheiro disse que o Centro Educacional Infantil Cuiabano, é uma marca da sua gestão e um feito inédito. “Não tem em nenhum outro lugar do Brasil. Foi a forma que encontramos para ampliar o número de vagas na Educação Infantil, para atender as mães e os pais trabalhadores, que às vezes não conseguem um emprego porque não têm onde deixar os seu filho. Um feito inédito em todo o país. Com isso, ampliamos no número de vagas e não deixamos as nossas crianças sem os primeiros passos da sua formação, dando oportunidade para que os pais possam trabalhar com dignidade e sustentar a sua família”, ressaltou Emanuel Pinheiro.

O gestor ressaltou que a unidade será uma referência na região e falou sobre a homenagem a Dona Rosinha. “Uma grande educadora cuiabana, apaixonada pelo ensino e pela educação, e mãe do nosso querido ex-secretário de Educação, Alex Vieira Passos. Com essa sensação, de que estamos fazendo de tudo para melhorar a qualidade do ensino na nossa capital e também de que estamos honrando o compromisso com a população cuiabana, de criação de no mínimo mais 2 mil vagas na Educação Infantil, estou entregando o do CEIC Rosângela Campos e chegando a 1.920 novas vagas criadas na gestão Emanuel Pinheiro, na Educação Infantil. Isso significa que até o final do meu mandato, em dezembro deste ano, vamos entregar mais do que prometemos passando das 2 mil novas vagas. As nossas crianças merecem, os nossos pais merecem, Cuiabá merece”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Participaram da entrega a secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado; a diretora do CEIC Rosângela Campos, Danielle Amadeu da Silva Almeida; o vereador Macrean Santos e o presidente da Associação de Moradores do Pedregal, José Pereira Filho.

Homenagem

Apaixonada pela Educação, dona Rosângela Campos foi professora, atuou como conselheira de Educação do estado por dez anos. Pioneira, na década de 80, abriu a primeira unidade de ensino infantil de Cuiabá e Várzea Grande.

Atuou na área até sua aposentadoria em 2002. Seu pioneirismo, trabalhos e dedicação deixam legados seguidos na legislação e normas educacionais em âmbito estadual e, sua marca impressa na história da Educação, como uma mulher de fibra e batalhadora.