/ SEMINÁRIO EDUCAÇÃO BÁSICA

27 de Julho de 2020 14h08

Prefeito Emanuel Pinheiro abre seminário destacando a dedicação e o empenho dos profissionais da Educação

27/07/2020

MARIA BARBANT

Assessoria

O prefeito Emanuel Pinheiro abriu na manhã desta segunda-feira (27), numa participação ao vivo, a quarta edição do Seminário de Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Cuiabá. Este ano, o evento está discutindo de forma online, o tema "Direito à Apendizagem em Tempo de Isolamento Social". No total serão mais de 10 horas de programação, com quatro painéis e uma palestra motivacional. 

Na abertura Emanuel Pinheiro agradeceu o empenho e a dedicação dos profissionais na realização do seminário e destacou sua importância para a Educação Pública do Município de Cuiabá. “Como prefeito da Capital e incentivador da nossa educação pública municipal, da valorização dos profissionais e daquele gestor que acredita que toda e qualquer transformação se faz através da Educação, de uma maneira geral e da Educação Pública de qualidade de forma particular, eu quero oficialmente abrir 4ª Seminário de Educação Básica da Rede Pública Municipal. Um evento de alto nível, criado na gestão Emanuel Pinheiro, pela nossa equipe pedagógica e, para não ser injusto citando nomes, quero abraçar a todos em nome da secretária Edilene Machado”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

O gestor destacou a excelência dos profissionais da Educação e o seu compromisso com os avanços da rede pública municipal de ensino. “Temos uma equipe pedagógica e profissionais de nível acima da média nacional. Quero parabenizar pela dedicação, pelo esforço, pelo comprometimento e pelo amor a causa dos avanços sempre constantes na Educação Pública Municipal”, salientou o gestor. 

Emanuel Pinheiro lembrou do trabalho realizado pelo ex-secretário de Educação, Alex Vieira Passos, que segundo ele, recebeu e cumpriu uma missão, na sua gestão. “Quero agradecer o trabalho desenvolvido pelo ex-secretário de Educação, Alex Vieira Passos, que recebeu uma missão e cumpriu essa missão com o apoio de toda a equipe pedagógica, de todos os profissionais da Educação, e promovemos avanços significativos na rede pública municipal de ensino especialmente na área pedagógica, sem sofrer interferência ou qualquer influência política externa que não fosse a institucional, de política pública, comandada pelos profissionais da Educação. É por isso que eu tenho a plena convicção de que Cuiabá está fazendo a diferença e, quando vejo momentos como este seminário, reitero que estamos no caminho certo e que nem mesmo uma pandemia, a maior crise sanitária da história, não segura a educação pública municipal e não é impeditivo, não é obstáculo, para a humanização e os avanços necessários para os profissionais da educação. Tenho um orgulho muito grande de chamá-los de colegas, de durante quatro anos, ser o gestor de uma elite da Educação Pública nacional e que neste momento de pandemia só veio mostrar a nossa capacidade de superação “, destacou Emanuel Pinheiro.

Ao falar sobre as ações realizadas nesse período o prefeito Emanuel Pinheiro destacou o esforço de todos os profissionais da Educação, em especial os professores que se superaram para poder se dedicar, e levar o ensino aprendizagem aos alunos matriculados na rede. “Como eu gosto sempre de falar, as atividades escolares por uma questão de saúde pública, de crise sanitária, de preservação da saúde e da vida das pessoas,  estão suspensas mas o ensino e a aprendizagem não estão suspensos, não podem estar suspensos. Foi daí que veio toda a dedicação, o comprometimento, a criatividade e o amor à Educação, da nossa equipe como um todo e dos professores em particular”, disse ele. 

Emanuel Pinheiro falou também sobre a pandemia provocada pela Covid-19 e reiterou a preocupação da gestão em relação ao retorno das atividades presenciais nas 164 unidades educacionais da rede pública municipal. “Quero lembrar a todos que por estarmos ainda num momento de pandemia onde o pico ainda não chegou, está previsto pelos especialistas e segundo estudos do nosso Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid 19, deverá acontecer em meados de agosto, ainda há um mundo de incertezas em relação a volta das atividades escolares presenciais. Entretanto o ensino e a aprendizagem não podem parar, suspendem-se as atividades escolares presenciais mas jamais será suspenso o ensino e a aprendizagem na rede pública municipal de ensino”, ressaltou 

Sobre o seminário que está reunindo cerca de 6 mil profissionais, 2,5 mil deles de outras regiões do Estado e do país, demonstra de acordo com Emanuel Pinheiro que a Educação Pública Municipal da Capital se tornou uma referência para Mato Grosso e para todo o país. 

“Desejo sucesso para o seminário. Tenho certeza que os resultados desse empenho serão mais avanços e melhorias para a Educação Pública Municipal no segundo semestre e, independente da pandemia estamos nos preparando para continuar levando o ensino e a aprendizagem, para a causa e a razão de tudo, os nossos 54 mil alunos. Que cada painel cumpra a sua missão e que possamos extrair deles a ações e medidas necessárias, e também os justes, para que possamos avançar sempre, recuar nunca, retroceder jamais. Com  essa palavra de estímulo, de apoio, de orgulho, que a educação pública da capital de Mato Grosso continue fazendo a diferença, continue fazendo história e servindo de inspiração as novos profissionais da Educação que nascem todo dia na nossa capital, no estado e em todo o pais. Tenho orgulho de ser o prefeito dessa geração de educadores, dessa geração de profissionais da Educação”, finalizou.

Seminário

O 4º Seminário de Educação Básica é uma realização da Secretaria Adjunta, Diretoria Geral de Gestão Educacional, e Coordenadorias Técnica de Ensino, de Organização Curricular, de Formação, de Gestão e Legislação, de Programas e Projetos, de Educação Especial e de Educação à Distância, da Secretaria Municipal de Educação.

O evento podeser acompanhado na plataforma @portaldaescolacuiabana, no Canal do YouTube.

 

Confira anexo a programação completa do IV Seminário Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Cuiabá: “Direito à Aprendizagem em Tempo de Isolamento Social”

 

Serviço

4º Seminário da Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Cuiabá: “Direito à Aprendizagem em Tempo de Isolamento Social”

Data: 27 de julho

Horário: 08 às 19:30 horas

Local: Plataforma @portaldaescolacuiabana no Canal YouTube